Notícias

Cabo Verde tem uma taxa de partos institucionalizados de mais de 95% em todas as ilhas

Os dados foram avançados, ontem, 17 de abril de 2024, durante a Iª jornada Médica em Dermatologia e Ginecologia, que decorreu, na cidade da Praia.

A abertura do fórum foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Evandro Monteiro, que apontou os avanços significativos que o sector da saúde tem conseguido no acesso aos cuidados de saúde adequados, nomeadamente os indicadores de saúde.

“Cabo Verde tem alcançado uma taxa de partos institucionalizados de mais de 95% em todas as ilhas, com uma taxa de mortalidade materna que é a segunda mais baixa dentro da CPLP, 42 por 100.000 nascimentos. A taxa de mortalidade infantil também está entre as mais baixas da região continental e mais de 90% das gestantes têm acesso a pré-natal, com uma média de 6 consultas durante a gravidez.”

Ainda, o secretario avançou que a taxa de cobertura vacinal ultrapassa os 92% para crianças, asseguradas no orçamento do estado de Cabo Verde, para além da introdução da vacina HPV para proteger as mulheres contra cancro do colo do útero, alcançando uma taxa de 95% de cobertura em meninas com mais de 10 anos e 70% em meninos com mais de 14 anos.

Não obstante os ganhos, Evandro Monteiro reconheceu que ainda persistem desafios no que tange a acesso aso cuidados, pois disse “em muitas das nossas comunidades, as mulheres enfrentam obstáculos para acederem aos serviços de ginecologia, pese os investimentos feitos em todas as estruturas de saúde, seja ela devido a restrições financeiras, falta de informações ou estigma social. O que resulta, por vezes, em problemas de saúde reprodutiva não resolvidos, como gravidez na adolescência e complicações durante a gravidez e o parto, consequentemente”.

Relativo a área de dermatologia, Evandro Monteiro disse que a saúde da pele é muitas vezes negligenciada, apesar de sua importância fundamental para o bem-estar físico e emocional. Nisso, convém ater-se que as doenças da pele podem ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas, afetando sua autoestima e capacidade de interagir socialmente.

Para o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, esta Jornada é um exemplo de parceria público privado na promoção de mais e melhor cuidado de saúde à população e registou que o acolhimento do Ministério da Saúde de Cabo Verde para com estes tipos de iniciativas.

Participaram no Iª jornada Medica da Dermatologia e Ginecologia equipas da comunidade médica nacional e de Portugal, a Diretora Nacional da Saúde e representantes da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, bem como outros responsáveis institucionais.

De referir que o evento foi uma iniciativa da empresa portuguesa Salus2Be, em parceria com a Democlin na cidade da Praia.