Notícias

Formação de Coordenadores do Plano de Ética no Desporto fortalece compromisso com um Desporto íntegro na CPLP

A cidade da Praia, recebeu ontem, 8 de abril, a 2ª fase da Formação dos Coordenadores dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovida pela coordenação do Plano de Ética no Desporto, em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude.

O Plano de Ética no Desporto é uma iniciativa para promover um Desporto justo, leal, íntegro e respeitador, prevenindo problemáticas como a Corrupção, a Violência, o Doping e a Discriminação.

A formação é realizada com o objetivo de aprimorar as competências dos coordenadores e fortalecer a implementação do plano nos países membros.

O Coordenador do Plano da Ética no Desporto na CPLP, Dr. José Lima, destacou a importância do desporto como uma atividade universal, presente em todos os países da CPLP, que tem contribuído para a construção de valores morais e de responsabilidade, promovendo tanto o cidadão quanto a coesão social.

O Ministro Adjunto para Desporto, Carlos do Canto Monteiro, enfatizou que esta formação é parte de um plano que já existe há alguns anos, com formandos de outros países. O objetivo, além de garantir a competitividade, é alcançar um desporto limpo, onde a ética é fundamental.

Esta iniciativa reforça o compromisso dos países da CPLP com um Desporto ético e transparente, que promove o desenvolvimento humano e a integridade no desporto.