O Conselho de Ministros aprovou hoje, 27 de março, Dia da Mulher cabo-verdiana, a resolução que institui o dia 17 de maio como Dia Nacional das Peixeiras. Um reconhecimento pelo importante papel que exercem na transformação e comercialização dos produtos da pesca e pelo seu impacto na cadeia de valor da pesca e segurança alimentar do país.
O Governo reconhecer, desta forma, todo o sacrifício feito pelas nossas peixeiras que, na grande maioria dos casos, são chefes de famílias monoparentais e são quem cria e educa os filhos.
À semelhança do que acontece com o pescador nacional, que é celebrado num dia próprio, é também imperativo que seja feito um justo reconhecimento às peixeiras cabo-verdianas, com o objetivo de se homenagear todas aquelas que ao longo de muitos anos se dedicaram à atividade de transformação e comercialização dos produtos de pesca.
A escolha do dia 17 de maio, foi proposto, pela Associação Peixeiras do Mindelo, por ter sido criada, nesta data, a primeira associação de peixeiras do país com o objetivo de lutar pela defesa dos seus direitos e organizar a sua classe.
A instituição do “Dia Nacional da Peixeira” tem por objetivos:
A resolução que institui o Dia Nacional das Peixeiras entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.