Notícias

Fernando Elísio Freire preside lançamento do Serviço de Interpretação Telefónica e da Linha Verde Imigrante

O Ministro do Estado, Família, Desenvolvimento e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, 26 de março, a cerimónia de lançamento oficial do Serviço de Interpretação Telefónica e da Linha Verde Imigrante, implementada pela Alta Autoridade para a Imigração com o apoio financeiro do Governo Francês, através da Organização Internacional para as Migrações.

Na ocasião, Fernando Elísio Freire garantiu que, desde o início, o atual Governo definiu como foco integrar todas as pessoas que vivem em Cabo Verde. É por isso que foram tomadas medidas, nos últimos anos, para se manter esse foco de que todos são importantes para o desenvolvimento de Cabo Verde e que ninguém deve ficar para trás.

“A Estratégia para a Eliminação da Pobreza Extrema tem como públicos-alvo definidos e são todos os cidadãos, incluindo os imigrantes. O Programa do Governo, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, todos esses instrumentos colocam os imigrantes como um público-alvo fundamental”, afirmou o Ministro.

Fernando Elísio Freire lembra que no quadro do Fundo de Proteção Social – Fundo Mais, foi dada uma especial atenção aos imigrantes, tanto de forma voluntária, como involuntária. De acordo com o Ministro, os imigrantes fazem parte do núcleo central do público-alvo que será financiado pelo Fundo Mais.

“Queremos ir mais longe e manter a problemática da imigração na nossa relação com os nossos parceiros, tanto com a CEDEAO, como no quadro da relação de parceria estratégica com a União Europeia e de relações bilaterais com países, especialmente com Portugal”, assegurou o Governante. 

O Serviço de Interpretação Telefónica é uma iniciativa da AAI que tem como objetivo proceder à interpretação telefónica, visando suprimir a barreira linguística no processo de integração dos imigrantes, ao facilitar a comunicação, o contacto e o acesso dos cidadãos estrangeiros/imigrantes aos serviços e instituições nacionais.

Conta com uma bolsa de intérpretes que dominam, para além do português e/ou do crioulo de Cabo Verde, o crioulo da Guiné-Bissau, o inglês, o francês, o wolof e o mandarim.

Já a Linha Verde Imigrante é um serviço telefónico que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar os imigrantes a nível nacional, e promover o acesso da população estrangeira/imigrante aos serviços nacionais, visando a sua integração na sociedade cabo-verdiana.

Com a disponibilização desta linha verde, os estrangeiros passam a ter um canal complementar de informação, para melhor conhecimento e esclarecimento das diferentes questões diretamente relacionadas à sua permanência no país, ao mesmo tempo que se facilita o acesso das instituições implicadas na gestão da imigração a procedimentos existentes referentes aos imigrantes/estrangeiros em Cabo Verde.

De referir que Cabo Verde tem vindo a receber, principalmente nos últimos 30 anos, imigrantes de diferentes proveniências que escolhem o país para se estabelecer e residir, apontando os dados (2022) para a permanência de 10.869 imigrantes e estrangeiros no país, correspondente a 2,2% da população total.