Notícias

Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional tem novo portal

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional lançou no dia 22 de março, o novo portal, parte integral do Grande projeto Sistema de Informação e Colaboração (SIC) do MNECIR, financiado pelo Governo do Luxemburgo.

O Portal foi desenvolvido pelo Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi), e destina-se a estabelecer uma nova interface desejada entre o MNECIR e a população cabo-verdiana residente no país e na diáspora, os emigrantes residentes em Cabo Verde, o corpo diplomático acreditado em Cabo Verde e o público em geral, colocando à disposição dos interessados, informações sobre o país, a estratégia nacional de política externa e os programas de ação e serviços do Ministério, das missões diplomáticas e dos postos consulares de Cabo Verde no estrangeiro.

O Portal tem, com efeito, o objetivo de aproximar cada vez mais o público do Ministério dos Negócios Estrangeiros, facilitando o acesso às informações, permitindo uma comunicação mais eficiente e eficaz, a prestação de serviços consulares online e a promoção dos interesses nacionais no plano internacional.

Destina-se, igualmente, a promover uma nova diplomacia cabo-verdiana, adaptada ao atual contexto (do país e da realidade internacional) aumentando a transparência e o acesso à informação, fortalecendo a diplomacia digital, a simplificação na prestação de serviços consulares, a promoção da diplomacia económica e empresarial e uma abordagem mais inclusiva e democrática.

O portal foi apresentado pela Administradora Executiva do NOSi, Mayra Silva.

Na sua intervenção, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, classificou o momento como uma “etapa muito importante”, porque, como tem dito, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros não podem relacionar-se com as pessoas ou informar apenas pelas redes sociais”.

“Estamos a começar. Desejamos ter agora um portal que seja bom, que possa evoluir e, sobretudo, que possa servir da melhor forma”, precisou o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana.

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Luxemburgo, Xavier Bettel, também se fez “presente” no evento, com uma mensagem gravada.