A Morabeza – Festa do Livro está de volta. Nesta 4ª edição que marca o regresso deste que o maior festival literário dos PALOP’s, o debate centra-se na literatura infantojuvenil, com conversas com escritores e ilustradores, mas também lançamentos de livros, oficinas, workshops, contação de estórias, assinatura de protocolo, lançamento de prémio literário e muita partilha sobre o livro, a leitura e a literatura.
A abertura oficial foi presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, que começou por saudar os parceiros desde festival, as entidades, aos escritores e ilustradores convidados e todos os que se fizeram presentes no ato.
A 4ª edição, que regressa 3 anos depois da última edição, é a consolidação do evento com meios próprios, uma equipa 100% nacional. “Quando lançamos o Festival Literário Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde, era na ideia de criar raízes, alavancar e enraizá-lo naquilo que é o sistema de ensino. Prova disso é não só a presença do Ministro da Educação aqui hoje, mas também a assinatura do protocolo que visa essencialmente consolidar o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde”, afirmou.
Durante esta abertura, o Governante anunciou ainda, outro momento, a de homenagem ao escritor, investigador, um grande linguista, ex-ministro da cultura e, sobretudo, um grande impulsionador da língua cabo-verdiana, Manuel Veiga.
“Este evento literário se oferece como ocasião ímpar para o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, manifestar o seu reconhecimento e a sua gratidão às mais destacadas personalidades da língua cabo-verdiana”, anunciou.
Para o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas, Manuel Veiga tem um curriculum vasto e altamente dedicado à nossa língua materna que em trabalhado, afincadamente na sua promoção e valorização de diversas formas.
“É sem dúvida uma figura que nos ajuda a construir os contornos da nossa identidade pela língua cabo-verdiana”.
A 4ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde apostou essencialmente, nos escritores nacionais, com convidado internacional que irá fazer a ligação entre a cérebro e a leitura.