Cabo Verde, que foi eleito em 2021 para integrar a Comissão sobre o Estatuto das Mulheres – CSW, para o período 2022-26, assumiu em 2022 o seu papel de membro da CSW para o referido período e este ano, 2024, assume pela primeira vez uma posição de destaque ao integrar a mesa da Comissão como vice-presidente, juntamente com a Argentina, a Letónia e os Países Baixos, sob a presidência das Filipinas.
A CSW desempenha um papel crucial na promoção dos direitos das mulheres, documentando as suas realidades ao redor do mundo e moldando padrões globais em igualdade de género e empoderamento feminino.
A primeira Comissão sobre o Estatuto da Mulher reuniu-se em 1947, apenas dois anos após a fundação das Nações Unidas, quando um grupo de 15 mulheres representando governos de todo o mundo se juntou em Nova Iorque para começar a construir as bases jurídicas internacionais da igualdade de gênero.
Estas mulheres líderes pioneiras assumiram projetos para aumentar a consciência global sobre as questões das mulheres e alterar a legislação discriminatória.