Celebrou-se o dia de Cabo Verde na Expo Quatar, hoje, 03 de março, onde o país participa sob o lema “Green is the Way, Blue is the Destiny” (“Verde é o Caminho, Azul é o Destino”), refletindo a sua identidade e suas aspirações.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, que chefiou a Delegação cabo-verdiana precisou na sua intervenção que Cabo Verde quer aprofundar as relações com o Estado de Qatar, acreditando que “há muitas oportunidades para serem exploradas”.
A Expo Qatar, para o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, tem sido importante nesse quesito, sobretudo na promoção do desenvolvimento sustentável, no combate a desertificação, na modernização da agricultura, bem como para promover a consciência ambiental, as tecnologias e a inovação. “Tem sido também um promotor e dinamizador das relações dos nossos países com o Estado de Qatar”, vincou.
“Green is the Way, Blue is the Destiny” (“Verde é o Caminho, Azul é o Destino”), é o lema escolhido por Cabo Verde e celebra a rica herança agrícola do país, destacando a importância da terra na formação de sua cultura e enfatizando a profunda conexão com o oceano como impulsionador da diversificação económica e como elemento-chave para uma integração mais efetiva e benéfica na região e no mundo, mas também seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O pavilhão de Cabo Verde, na Expo 2023 Doha – Qatar, oferece aos visitantes uma visão abrangente da realidade do país. Destacando a influência da agricultura na formação da cultura e do homem (povo) cabo-verdiano, a sua localização geoestratégica, as múltiplas oportunidades de lazer e investimento em Cabo Verde, nomeadamente nos setores do turismo, economia azul, economias aérea e digital, energias renováveis, entre outras.
De realçar que o governante Rui Figueiredo e o Ministro Gilberto Silva mantiveram um encontro com o Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Xeque Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani. A Cooperação Bilateral e reforço da presença de Cabo Verde nessa região do Golfo Pérsico foram o mote desse encontro, que as duas partes classificaram de importante.
Os dois governantes cabo-verdianos estiveram acompanhados, nesse encontro, do Diretor Geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento e Comissário-Geral de Cabo Verde na Expo Qatar, Conselheiro José Correia.