O Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, através da Unidade de Acompanhamento Empresarial do Estado (UASE), no âmbito da promoção da boa governança e da política de transparência financeira e de controlo do risco fiscal das empresas pertencentes ao Setor Público Empresarial (SPE), divulga, hoje, o Relatório Trimestral de Desempenho do SPE de Cabo Verde referente ao 3º trimestre de 2023.
No relatório publicado, a UASE analisou 35 empresas do SPE, tendo por base as suas posições económico-financeiras dadas pelas demonstrações financeiras, face aos períodos homólogos, bem como na sua relação com valores orçamentados para o período.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou uma variação positiva de 2,7% em volume, face ao período homólogo. As empresas do SPE também apresentaram desempenho positivo durante o 3º trimestre de 2023, face aos períodos homólogos.
Destacam-se as seguintes dinâmicas no SPE:
Em suma, o desempenho financeiro das Empresas do SPE reflete uma performance global favorável, em termos do nível do risco macro fiscal dos mesmos. Com base na ferramenta SOE Health Check Tool do FMI, as empresas do SPE com nível de risco máximo de moderate, passou de 39,3%, no período homólogo, para com 45,5%, no período em análise.
As seis maiores empresas do SPE, impulsionados pelo turismo, garantem a robustez do setor no 3º trimestre de 2023
No terceiro trimestre de 2023, as seis maiores empresas do SPE (ASA, ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR, IFH E TACV) lideraram o crescimento do setor. A dinâmica deste grupo foi impulsionada pelo setor do turismo e dos transportes, devido à redução dos gastos operacionais, resultante da implementação de políticas de controlo de custos pelas empresas, garantindo a robustez do setor.
O setor turismo, com dinâmica positiva refletida no setor dos transportes, registou 681,1 mil passageiros e 7,4 mil aeronaves nos aeroportos de Cabo Verde, no 3º trimestre de 2023, correspondendo a crescimentos de 10,0% e 4,1%, respetivamente, face aos períodos homólogos, conforme dados publicados pela AAC (Agência de Aviação Civil).
A 24 de julho de 2023, foi concluída a transferência da concessão do Serviço Público Aeroportuário de Apoio à Aviação Civil para o Grupo VINCI Airports, uma das cinco maiores operadoras de gestão aeroportuária do mundo.
A ASA continua sendo uma empresa robusta, tendo, no 3º trimestre, registado crescimentos de 14,4% e 18,2% do EBIT e do Resultado Líquido, respetivamente. Com o Core Business associado à gestão da FIR Oceânica, a Empresa demonstrou um crescimento de 18%, face ao período homólogo, tendo fechado o período em análise com um resultado líquido de 482 milhões de CVE, o maior do setor.
Para melhor análise, aceda aos Relatório de Desempenho do Setor Empresarial do Estado de Cabo Verde do 3º trimestre de 2023, aqui.