Notícias

Fernando Elísio participa na reunião de alto nível do Grupo Diretivo do Acelerador Global de Emprego e Proteção Social para Transições Justas

“Apesar das restrições estruturais, o país tem apresentado uma trajetória positiva de desenvolvimento, com metas ambiciosas para os próximos anos, incluindo a erradicação da pobreza extrema, a redução da pobreza absoluta e o fortalecimento da igualdade de género”, assegurou o Ministro. 

O Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, participou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, em formato “online”, na primeira reunião de alto nível do Grupo Diretivo do Acelerador Global de Emprego e Proteção Social para Transições Justas.

Para o Governante, é com grande entusiasmo e responsabilidade que Cabo Verde recebeu a noticia da confirmação da aceitação formal do país como um dos pioneiros no Acelerador Global das Nações Unidas para o Emprego e Proteção Social para Transições Justas.

No seu discurso, o Ministro destacou a importância dessa adesão com a manifestação conjunta de interesse entre Cabo Verde e Portugal em participar desse mecanismo global de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidenciando a cooperação entre os dois países.

Cabo Verde, sendo um pequeno Estado insular em desenvolvimento, enfrenta desafios estruturais diversos que o tornam vulnerável. No entanto, o Ministro ressaltou que essa condição de insularidade também oferece oportunidades significativas ligadas ao oceano e à Economia Azul, capazes de gerar riqueza e emprego de forma justa e sustentável.

“Apesar das restrições estruturais, o país tem apresentado uma trajetória positiva de desenvolvimento, com metas ambiciosas para os próximos anos, incluindo a erradicação da pobreza extrema, a redução da pobreza absoluta e o fortalecimento da igualdade de género”, assegurou o Ministro. 

Nisso, o Ministro sublinhou que o alcance dessas metas depende diretamente da promoção do trabalho digno, destacando diversas políticas e medidas implementadas para expandir a proteção social, especialmente após a crise pandêmica da COVID-19.

Entre as iniciativas citadas estão a aprovação e implementação da Estratégia Nacional de Promoção de Emprego Digno (ENPED), a criação do Fundo Social “Fundo MAIS”, a aprovação da Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza Extrema e a implementação do Cadastro Social Único (CSU) como porta única de acesso às medidas de combate à pobreza extrema e inclusão social.

“Vamos continuar a promover o empreendedorismo, a inovação e a qualificação profissional, bem como as reformas legislativas em andamento para fortalecer a proteção dos direitos dos trabalhadores e promover uma economia mais competitiva.

Além disso, o Governo cabo-verdiano quer construir um sistema de proteção social universal e sustentável, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o desenvolvimento sustentável do país,” frisou o Governante.

Por fim, o ministro expressou a sua gratidão aos parceiros internacionais, especialmente Portugal, o Sistema das Nações Unidas, a União Europeia e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo apoio prestado e prometido nesse desafiador caminho.

 A adesão de Cabo Verde como país pioneiro do Acelerador Global das Nações Unidas sobre Trabalho e Proteção Social foi destacada como um reconhecimento dos esforços do país na direção certa para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os cabo-verdianos.