O Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, presidiu à cerimónia de apresentação que consagrou a cidade de Assomada como a Capital Cabo-verdiana da Juventude – CCCJ 2024.
O evento, realizado na histórica Praça Gustavo Monteiro, reuniu a comunidade em um momento de grande significado e refletiu o orgulho que esta cidade e os seus jovens sentem ao serem escolhidos para sediar a CCCJ.
Em parceria estreita com as autoridades locais, a celebração não se limitou apenas à designação de Assomada como a Capital Cabo-verdiana da Juventude, mas também destacou os valores fundamentais que esta iniciativa promove, tais como o intercâmbio, mobilidade juvenil, cultura da paz e cidadania ativa que foram celebrados como princípios essenciais para o desenvolvimento da juventude cabo-verdiana.
Carlos do Canto Monteiro aproveitou a oportunidade para relembrar o compromisso estabelecido em 2019 pelo Governo, por meio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.), com o crucial apoio do Escritório Conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde.
Além disso, os momentos de debate, participação cívica e cultural foram destacados como elementos essenciais para fortalecer os laços entre os jovens de diferentes municípios e realidades do país.
Esta iniciativa não apenas marca o início de um ano repleto de atividades em Assomada, mas também consolida esta cidade como um farol de inspiração para as futuras gerações.
“Assomada é uma cidade jovem, com muitos desafios, mas também com muitas potencialidades. Temos trabalhado no acompanhamento dos jovens, mas queremos fazer mais. Esta iniciativa é um passo significativo para encontrar respostas, trabalhando em parceria com os jovens, buscando soluções para os desafios que enfrentamos”, declarou a presidente.
O compromisso contínuo com a juventude e a promoção dos valores que a CCCJ representa refletem o empenho do Governo de Cabo Verde em criar um ambiente propício para o desenvolvimento integral da juventude do país.