O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, recebeu na sexta-feira, 02 de fevereiro, na ilha do Sal, uma delegação do governo das Canárias chefiada pelo Conselheiro das Obras Públicas, Habitação e Mobilidade, Pablo Rodríguez; em resposta ao convite endereçado ao seu homologo aquando da visita do ministro Carlos Santos ao Arquipélago das Canárias.
Para o Ministro Carlos Santos esta visita representa um “passo importante” na retoma e reforço das relações entre os dois arquipélagos, tendo em conta que com a pandemia da covid-19 essas relações foram um “pouco esfriadas”, dada “ás dificuldades” de mobilidade entre os dois arquipélagos. O encontro, segundo o Ministro do Turismo e Transportes serviu para analisarem iniciativas conjuntas, em termos de transportes, que melhorem a conectividade entre os dois arquipélagos pelas semelhanças que partilham e pelas oportunidades que podem ser geradas em ambos os territórios.
“A transferência de conhecimentos, tendo em conta que Canárias já tem uma experiência muito grande a nível daquilo que é a obrigação de serviço público, uma matéria cuja implementação está no seu início em Cabo Verde. Igualmente, trabalhar com Canárias sobre o Programa Interreg, com financiamento da União Europeia e que deverá ter a sua continuidade com novos outros projetos, designadamente na interconectividade intermodal entre os quatro arquipélagos da Macaronésia”, também foram abordadas durante o encontro.
“O nosso arquipélago partilha grandes semelhanças com Cabo Verde, pelo que estabelecer sinergias e partilhar, mais estreitamente, as nossas linhas de trabalho nos transportes e mobilidade irá favorecer a implementação de novas linhas de cooperação, aumentando a conectividade e favorecendo ainda mais as relações entre os dois territórios”, explicou Pablo Rodríguez.
A questão do transporte e o desafio da conectividade inter-ilhas é um dos elementos condicionantes para o desenvolvimento do turismo, por isso o Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos quer beber da experiência de Canárias e fazer valer também em Cabo Verde.
Ficou decidida a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois Arquipélagos, no domínio dos transportes, por altura da realização da Cimeira Cabo Verde Canárias, a realizar provavelmente em junho.
Pablo Rodríguez esteve acompanhado pelo cônsul honorário da República de Cabo Verde nas Ilhas Canárias, Juan Cárdenes, do Diretor-geral das Relações com África do Governo das Canárias, Luis Padilla, da Diretora-geral dos Transportes do Governo das Canárias, María Fernández, bem como do responsável da Câmara de Comércio de Gran Canária.