O Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), está empenhado em erradicar completamente os assentamentos informais na ilha do Sal.
A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, durante a sua visita na ilha do Sal, acompanhada da Diretora Geral da Habitação (DGH), Eneida Morais, assegurou a demolição total das barracas, nas áreas de Alto São João e Alto Santa Cruz, no âmbito do Programa de Realojamento.
O foco principal da iniciativa é combater o déficit habitacional, tanto qualitativo quanto quantitativo, e eliminar as barracas, representando um dos principais desafios do Governo. Esta ação visa garantir habitações dignas para as famílias desses bairros, seguindo o exemplo bem-sucedido da ilha de Boa Vista.
Quanto as habitações construídas e em curso, foram projetadas para atender às necessidades das famílias que viviam nas barracas. Importa destacar, que todas as famílias serão contempladas, e nenhum residente ficará nas barracas, uma vez que, o MIOTH possui projetos e soluções eficazes para resolver o déficit habitacional na ilha do Sal.