O Ministro do Turismo e Transportes, em representação ao Governo, presidiu, ontem, 31 de janeiro, a cerimónia de abertura das comemorações do Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago e de “Nhu Santu Nomi”. Atividades que se celebram sob o lema “Cidade Velha, nôs Bersu, Nôs Tradison”.
“A transformação da Cidade Velha numa centralidade turística de história e cultura é, também, um contributo para a materialização da visão e ambição do Governo que consistem na diversificação da oferta turística e no desenvolvimento sustentável e inclusivo do turismo, sem pôr em causa os recursos ambientais e culturais e permitindo que as comunidades do município possam experimentar melhoria na sua qualidade de vida e extrair ganhos desta atividade. Deste modo, qualificar o turismo em Ribeira Grande significa incluir a população como ator relevante em todo esse processo”, explicou Carlos Santos.
Segundo o Ministro, no domínio do Turismo, o Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes, lançou o Programa Operacional do Turismo, para 2022-2026 e que para o Município da Ribeira Grande de Santiago contempla um conjunto de projetos em benefício dos operadores turísticos, das populações e de todos os que visitam este icónico município, especialmente para fins turísticos e de negócios.
Acrescentou que o investimento no projeto de requalificação da Cidade Velha e arredores vai transformar a cidade património da humanidade. “É nosso compromisso, em articulação com a Câmara Municipal e todos os parceiros na Cidade Velha, requalificar o Sítio Histórico de Cidade Velha como Património Cultural histórico, mas também como um património turístico e apresentá-lo como um produto turístico com maior atratividade e transformá-lo num ponto de passagem e paragem obrigatória de todos aqueles que visitam a ilha de Santiago”.
O Ministro que tutela a pasta do Turismo afirmou ainda que dentre os projetos mais impactantes, estão prestes a ser lançados os concursos de requalificação do passeio Sé Catedral a Misericórdia e da Praça Central do Pelourinho, transformando a cidade numa nova centralidade de história e cultura, em processo de preparação, estão os projetos a requalificação do Acesso a Fortaleza de S. Filipe, da Encosta do Bairro de S. Sebastião e do Trilho Pedestre do Vale da Ribeira Grande que em conjunto vão mudar a face visível da Cidade Velha. E igualmente faz parte deste pacote o troço de descida de entrada a Cidade Velha, e para suportar todos estes projetos o Plano de Salvaguarda da Cidade Património, já em preparação, que vai permitir respeitar todas as normas ditadas pela UNESCO sobre o Património Mundial da Humanidade.
Para finalizar, o Ministro Carlos Santos realçou que igualmente, concluídos e financiados pelo Fundo do Turismo tem a registar a requalificação da frente marítima da Cidade Velha, na qual já foram investidos 32 mil contos, a eletrificação da localidade de Mosquito de Horta, em cerca de 24 mil contos e o projeto de sinalização e mapeamento dos trilhos turísticos que atravessam o município. Por sua vez, integrado no Programa de Valorização Turística e Ambiental de Aldeias Rurais, o município foi contemplado com o Projeto de requalificação da Aldeia de Porto Mosquito em que estão contempladas melhoria das fachadas das casas, construção de casas de banho e proteção da frente marítima e capacitação das famílias e jovens locais para tirarem o proveito da indústria e do negócio do turismo, realçou.