O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, reuniu ontem, 25 de janeiro, em Madrid, com o seu homólogo da Espanha, Jordi Hereu, para definir as perspetivas de implementação do memorando de entendimento para 2024 entre os dois países.
De acordo com Carlos Santos, o memorando de entendimento foi assinado em 2021 com a anterior ministra do Comércio, Indústria e Turismo de Espanha, por isso, o encontro serviu para fazer o balanço com o novo ministro daquilo que tem sido feito nesta matéria.
“Esse memorando versa alguns elementos e pontos prioritários de cooperação que centravam na capacitação, na troca de experiência e, também, na transmissão de conhecimento, tendo em conta o trabalho que tem que ser feito a nível do normativo que temos que aprovar a nível do turismo”, disse o governante, acrescentando que o encontro foi, também, para “definir as perspetivas de implementação desse memorando em 2024”.
De acordo com o Ministro, Cabo Verde coopera com o Reino de Espanha em diversos setores, dando como exemplo a cooperação no âmbito do projeto de sustentabilidade no turismo que o Governo espanhol está a financiar.
“O projeto visa trazer critérios de sustentabilidade para as ilhas do Sal e da Boa Vista, de onde irá sair o pacto da sustentabilidade a ser assinado por todos os setores da área do turismo no sentido de cada vez mais, apresentarmos um turismo sustentável, que aliás é um dos elementos que caracteriza a demanda neste momento a nível mundial. Ou seja, as preocupações com sustentabilidade ambiental, social, cultural e de governança”, concluiu o Ministro Carlos Santos.
O encontro entre Carlos Santos e Jordi Hereu aconteceu à margem da participação do governante cabo-verdiano na Feira Internacional do Turismo de Madrid (FITUR).