“Estamos empenhados em reduzir a taxa de jovens que não estudam, não trabalham ou não estão em formação (NEET), e em fomentar um mercado de trabalho inclusivo e oportunidades para todos”, disse ainda, satisfeito com as respostas dos jovens cabo-verdianos que no seu entender “tem sido inspiradora”, demonstrando uma nova atitude empreendedora e capacidade de inovação.
Foi inaugurada, hoje, em Santa Cruz, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, as obras de reabilitação da Residência para Formandos e Formadores, resultado de um protocolo de financiamento assinado com Portugal, em novembro de 2019, no âmbito do programa de Cooperação 2018-2021 entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social português e o Ministério das Finanças de Cabo Verde, cujo investimento total rondou os 45 mil contos.
Ao presidir o acto, o Chefe do Governo disse que esta Residência, para além de ser mais do que uma infraestrutura física, ela reflete a estratégia do Executivo de criar Centros de Excelência Profissional, uma visão que Cabo Verde partilha com Portugal e que está a tornar-se realidade.
“A nossa aposta na formação profissional é clara e diversificada, destinada a jovens com diferentes níveis de escolaridade e necessidades”, afirmou, adiantando que “o foco é criar um ecossistema integrado que inclui formação, estágios, certificação e suporte financeiro”, com objetivo claro de “promover emprego digno e empreendedorismo”.
Os programas de formação e empreendedorismo irão também abranger outros segmentos específicos como o programa Soldado Cidadão e o programa de recuperação de ex-reclusos, anunciou o Primeiro Ministro.
“Estamos empenhados em reduzir a taxa de jovens que não estudam, não trabalham ou não estão em formação (NEET), e em fomentar um mercado de trabalho inclusivo e oportunidades para todos”, disse ainda, satisfeito com as respostas dos jovens cabo-verdianos que no seu entender “tem sido inspiradora”, demonstrando uma nova atitude empreendedora e capacidade de inovação. “Este é o caminho que continuaremos a seguir, acreditando que a educação e a qualificação profissional são as chaves para o sucesso individual e coletivo”, sublinhou.
“Como Governo”, disse Ulisses Correia e Silva, “o nosso papel é implementar políticas públicas eficazes, criar oportunidades e empoderar cada cidadão para que possam realizar seus projetos de vida”. “A qualificação profissional é um instrumento forte”, acrescentou, rematando que “abre portas para o emprego e para o empreendedorismo em Cabo Verde e fora do país”.
Refira-se que a inauguração desta Residência contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Godinho.