Notícias

Programa Nacional de Deslocação de Médicos Especialistas está na Ilha do Fogo

A primeira fase do programa nacional de deslocação de médicos especialistas para as ilhas iniciou ontem, 08 de janeiro, com uma equipa composta por cinco especialistas do Hospital Dr. Agostinho Neto, destacados para a ilha do Fogo, dos profissionais incluem um Urologista, Otorrinolaringologista, Oncologista, Cardiologista e Oftalmologista.

O Programa Nacional de deslocação de médicos especialista está inserido no Programa do Governo da VIII legislatura, que visa reduzir as desigualdades sociais e assimetrias regionais, promovendo a integração e complementaridade para alcançar a cobertura universal da saúde, e reduzir evacuações internas, facilitando o acesso as consultas especializadas nas ilhas e contribuir para a diminuição dos custos sociais relacionados com evacuações Inter-ilhas. Assim o Ministério da Saúde desloca médicos especialistas dos hospitais centrais para os hospitais regionais e delegacias de saúde em todas as ilhas, visando melhorar o acesso às consultas especializadas.

Anualmente, muitos pacientes são encaminhados das estruturas nas ilhas para os hospitais centrais, como o Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto e o Hospital Dr. Baptista de Sousa, em busca de cuidados médicos especializados, tanto em situações de urgência quanto em regime ambulatório, incluindo a realização de exames complementares.

As consultas especializadas decorrem nos dias 08 e 09 de janeiro no Hospital Regional São Francisco de Assis, destinando-se aos pacientes que estão na lista de espera para consultas especializadas. Um passo significativo do Governo para proporcionar cuidados de saúde especializados de forma mais acessível e eficiente às populações das ilhas.