Os grupos oficiais de Carnaval da Praia irão receber um financiamento global de um milhão e quatrocentos mil escudos cabo-verdianos, para o desfile do Rei Momo que acontece a 13 de fevereiro.
Para este ano, são quatro os grupos oficiais que irão levar um tema específico para o sambódromo da capital de Cabo Verde, com cores, folia e muita animação.
O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, vai aumentar o financiamento a estes grupos da Praia para que a qualidade da “festa” continue a crescer.
O anúncio foi feito aos 4 responsáveis dos grupos da Praia que mantiveram um encontro com o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acompanhado da Diretora Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, o Diretor Geral de Planeamento, Gestão e Orçamento, Ivanildo Fernandes e a coordenadora do BEM-CV, Helga Ortet, na manhã de segunda-feira, 08 de janeiro.
Neste encontro, para além de incentivar os grupos para o próximo desfile oficial, o governante demostrou, novamente, o total engajamento do MCIC no financiamento do carnaval.
O financiamento do carnaval é disponibilizado pelo Governo, através do Fundo do Turismo.
Desde 2016 que Governo de Cabo Verde, liderado pelo Primeiro Ministro Ulisses Correia e Silva entendeu ser perentório manter incentivos, regulares, aos grupos de carnaval dos municípios de Cabo Verde de forma a garantir que as mesmas possam sair, no dia oficial do desfile.
O Estado, enquanto promotor primeiro de políticas públicas de incentivo ao setor cultural e das indústrias criativas, cria as condições e contextos favoráveis ao pleno desenvolvimento do setor, numa lógica de integração com outras áreas decisivas ao crescimento económico, notoriamente o turismo, o comércio e/ou os transportes.
Para a materialização deste financiamento o MCIC irá assinar um protocolo com os quatro grupos oficiais de carnaval: Vindos d’África, Vindos do Mar, Grupo Afro Abel Djassi e SambaJó.