Notícias

“O Projeto de Valorização das Aldeias Turísticas foi preparado para refletir a visão do Governo relativamente à diversificação da oferta turística” – Carlos Santos

O projeto, orçado em 9 milhões de euros, visa preparar as localidades para receber turistas numa lógica “cada família, um turista”, promovendo desta forma as externalidades positivas do turismo através da constelação turismo, abrangendo a agricultura, as pescas, a cultura e o desporto.

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, fez esta afirmação ao presidir ontem, sábado, ao ato de lançamento da Aldeia Turística, na localidade de Pedro Vaz, ilha do Maio. O presente projeto consiste na criação de condições de prática de turismo inclusivo, na referida localidade, com base nas iniciativas de famílias, ambientalmente sustentável permitindo que o turista possa disfrutar das vivências, usos e costumes da comunidade. Para o efeito, estão previstas obras de requalificação das casas, dos caminhos, a melhoria do acesso a duas praias e a capacitação dos atores locais na qualidade de pequenos empreendedores.

O projeto, orçado em 9 milhões de euros, visa preparar as localidades para receber turistas numa lógica “cada família, um turista”, promovendo desta forma as externalidades positivas do turismo através da constelação turismo, abrangendo a agricultura, as pescas, a cultura e o desporto. O referido projeto enquadra-se no âmbito do programa “Valorização Turística e ambiental nas Aldeias Rurais”, uma iniciativa do Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente.

O Projeto de Valorização da Aldeia Turística de Pedro Vaz está inserido no Programa Nacional de Valorização Turísticas e Ambiental de Aldeias em 6 ilhas de Cabo Verde.

O ato de descerramento da placa foi presidido pelo Ministro do Turismo e Transportes acompanhado do Presidente da Câmara Municipal do Maio, do Chefe da Cooperação da União Europeia e da Adida de Cooperação de Portugal em Cabo Verde.