Notícias

Primeiro Ministro recebe Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de passagem por Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva, manifestou ao Presidente ucraniano “o desejo de que a paz seja conseguida, pois a guerra afeta a Ucrânia e o resto do mundo, particularmente os países menos desenvolvidos”, sublinhou.

O Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva recebeu esta sábado, 09 de dezembro, na ilha do Sal, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cujo aparelho que o transportava para uma viagem em direcção á América Latina (um Airbus A319) fez uma escala técnica, no Aeroporto internacional Amílcar Cabral para abastecimento.

Durante a paragem de 2 horas no Sal, os dois Chefes dos respectivos Executivos tiveram oportunidade de conversar sobre a situação da guerra prevalecente na Ucrânia, com Ulisses Correia e Silva a reafirmar o posicionamento de Cabo Verde. “A Ucrânia luta por uma causa justa: a sua soberania, a sua integridade territorial, a sua democracia e a sua legítima vontade de aderir à União Europeia”, afirmou o Primeiro Ministro cabo-verdiano, numa curta declaração á imprensa ao lado de Zelensky.

De igual modo, Ulisses Correia e Silva, manifestou ao Presidente ucraniano “o desejo de que a paz seja conseguida, pois a guerra afeta a Ucrânia e o resto do mundo, particularmente os países menos desenvolvidos”, sublinhou.

Zelenksy agradeceu ao Primeiro Ministro o apoio de Cabo Verde junto das Nações Unidas ao condenar os ataques de fevereiro do ano passado, contra a integridade territorial da Ucrânia.

“Tivemos tantas perdas e tantos ataques russos, mas hoje não podemos ter medo disso, temos que permanecer fortes. Estou feliz por termos pessoas tão fortes, que lutam pela liberdade, pelas suas famílias, e pelos seus filhos”, disse Volodymyr Zelensky aos jornalistas, defendendo que será muito difícil para o seu país, sem a ajuda dos Estados Unidos da América e do mundo livre, sem ajuda militar ou financeira e até mesmo apoio político.

Depois do encontro com Ulisses Correia e Silva, Zelensky viajou para Buenos Aires para participar na tomada de posse do presidente eleito argentino, Javier Milei.