A aceitação de Cabo Verde como membro da Organização Hidrográfica Internacional foi confirmada pelo secretariado da IHO (sigla em inglês) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Mónaco.
Como parte da IHO, Cabo Verde beneficiará de uma estreita cooperação técnica institucional, com acessos a oportunidades significativas de treinamento e formação financiados pelo programa de desenvolvimento/fortalecimento de capacidade da IHO.
O país terá ainda acesso a pareceres técnicos para o desenvolvimento de capacidades hidrográficas nacionais com apoio às informações de segurança marítima, à proteção do meio marinho e ao crescimento econômico.
A Organização Hidrográfica Internacional – OHI é uma organização intergovernamental técnica e consultiva que estabelece padrões e normas mundiais de hidrografia e cartografia náutica e disponibiliza a coordenação global e o apoio necessário para os serviços hidrográficos nacionais de todo o mundo.
Tem sido recomendação recorrente da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e da própria Organização Marítima Internacional (OMI), de que todo Estado Costeiro (caso de Cabo Verde) deve ser membro da OHI, de forma a poder cumprir com as suas obrigações internacionais no que toca à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar – SOLAS.
Como parte do IHO:
A OHI tem sua sede em Mónaco e atualmente possui 99 Estados Membros (CV foi o Estado membro 99).
O Governo de Cabo Verde, através do Ministério e todo Ecossistema do Mar, regozija-se com mais este feito para o país e para a continua garantia da segurança dos homens do mar e da navegação em nossas águas.