Cabo Verde acolheu ontem, 28 de novembro, um encontro para a apresentação do Livro Branco da Macaronésia, um dos resultados do Projeto INTEGRA (Integração de Mercados e Desenvolvimento Socio económico da Macaronésia), implementado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020 financiado pela União Europeia.
A abertura do encontro foi presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, que garantiu durante a sua intervenção que Cabo Verde continua comprometido em se integrar, cada vez mais, no espaço da Macaronésia, por se tratar de uma área de convergência e de cooperação privilegiada marcada por uma identidade atlântica única dos quatro arquipélagos que compõem esse espaço.
“Consideramos fulcral promover uma abordagem comum específica para desafios globais, como sejam a política energética, a política marítima, a política de transportes e de telecomunicações, a conectividade digital, a segurança humana e a luta contra a criminalidade transfronteiriça, a política adequada ao desenvolvimento sustentável do turismo, a gestão eficiente dos recursos hídricos e a promoção de um melhor ambiente de negócios e de investimentos”, realçou a governante.
Miryan Vieira acrescentou que existe um potencial de transformar as ilhas da Macaronésia como sendo verdadeiramente ilhas Afortunadas ou ilhas dos abençoados, “fazendo jus á etimologia Macaronésia (Makaron – nesio)”, acreditando que “isto só será possível se soubermos explorar as oportunidades que se nos oferecem e se formos capazes de consolidar a estrutura institucional deste Espaço Biogeográfico”.
É neste sentido que é essencial potenciar as vantagens únicas do espaço, nomeadamente a mobilidade e a transferência de conhecimento. Apoiar a transformação económica sustentável: assente numa transição energética e digital. Reforçar a cooperação regional entre os quatro Arquipélagos.
Com o lançamento do Livro Branco da Macaronésia, espera-se que o mesmo sirva de base para a definição de futuras estratégias económicas de integração no espaço a serem implementadas, através de ações concretas, priorizando a melhoria das condições de vida, a coesão social, desenvolvendo oportunidades de educação, formação e emprego aos jovens, ou seja, a prioridade são as pessoas.
A sessão de abertura do certame contou com as intervenções da Diretora Regional de Assuntos Europeus, Governo Regional da Madeira, Fernanda Cardoso, da Diretora Geral de Relações Exteriores do Governo das Canárias, María Méndez Castro, e do Diretor Geral de Assuntos Europeus e Cooperação Externa, do Governo Regional dos Açores, Carlos Pacheco Amaral.
O encerramento do lançamento do Livro Branco da Macaronésia ficou a cargo do Diretor Nacional da Política Externa e Integração Regional de Cabo Verde, Embaixador Carlos Semedo.