O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, encerrou ontem, 22 de novembro, a Sessão Especial da Listagem do IIB- Blue Bond no LuxSE na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV).
A emissão do Blue Bond já tem subscritores, onde 21% destes são da Diáspora, correspondente a 20% do montante global arrecadado.
O Ministro das Comunidades, durante a sua intervenção, parabenizou o mercado financeiro de Cabo Verde, a Bolsa de Valores e o IIB pela emissão de um título sustentável em Cabo Verde, listado internacionalmente, na Praça Financeira de Luxemburgo, uma das mais prestigiadas Praças do mundo financeiro.
O momento é simbólico na evolução do Mercado de Capitais de Cabo Verde, em cooperação com a Bolsa de Valores de Luxemburgo, que marca o início da internacionalização da Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Santos fez, ainda, uma referência especial a listagem dos Blue Bond emitidos pelo Banco Internacional de Investimento Cabo Verde, Securities Official List (SOL) da Bolsa de Valores do Luxemburgo, um dos mercados financeiros de referência internacional. Durante a ocasião o governante enalteceu a Cooperação do Luxembourg Stock Exchange no apoio à formação em Cabo Verde sobre Obrigações Verdes, com a educação financeira e a promoção de práticas sustentáveis em Cabo Verde.
“Luxemburgo é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde a nível social, económico e valorização dos recursos humanos, com enfoque no emprego e empregabilidade, sendo que a cooperação económica constitui, hoje, uma das prioridades entre os dois Estados e Governos. Cabo Verde é uma Nação Global e detém uma importante diáspora, que representa uma extensão das ilhas em mais de 40 países do mundo e um capital endógeno do país, uma extensão do mercado nacional, sendo que o mercado de capitais uma das vias da diversificação do investimento da Diáspora em Cabo Verde”, destacou o Ministro das Comunidades.
Jorge Santos garantiu o lançamento da “Diáspora Bond” para o primeiro trimestre de 2024.