O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou ontem, em 21 de novembro de 2023, um financiamento, no valor total de 40 milhões de dólares americanos, para o Projeto de Melhoria da Conectividade e Infraestrutura Urbana em Cabo Verde.
O objetivo principal desse projeto é aprimorar o acesso a infraestruturas urbanas e transporte resilientes às mudanças climáticas em áreas específicas. Por meio de suas cinco componentes, o projeto visa melhorar a resiliência das infraestruturas urbanas e comunitárias, a conectividade e a resiliência dos serviços de transporte, além de fornecer assistência técnica para o fortalecimento da capacidade de gestão de transporte.
Deste modo, com projeto, o Governo de Cabo Verde vai intervir, através do PRRA, em diferentes municípios, no domínio do desencravamento de localidades com potencial agrícola e turístico e em infraestruturas de pescas, nomeadamente criando condições para melhorar o desempenho da atividade agrícola, turística e piscatória com impacto sobre a economia das localidades, a produção, o emprego e o rendimento das famílias cabo-verdianas.
O projeto também inclui uma componente de intervenção contingente em casos de emergência. Estima-se que aproximadamente 190.000 habitantes e 4.500 empresas em Cabo Verde se beneficiarão dessas melhorias.
Esse financiamento, que é atribuído no âmbito do IDA, está em total conformidade com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) do governo, para o período de 2022 a 2026, e com o Quadro de Parceria do Grupo Banco Mundial com Cabo Verde, para o período de 2020 a 2025. Bem assim, está alinhado com as metas de inclusão social e produtiva, visando melhorar as bases para o crescimento do setor privado.
Com a provação de deste financiamento, Banco Mundial reitera seu compromisso em fortalecer a cooperação entre Cabo Verde e o Grupo Banco Mundial.