O Ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, presidiu ontem, 21 de novembro, o ato de inauguração da TUI Future Shaper House, que aconteceu em Santa Maria, ilha do Sal. O evento foi realizado no âmbito do programa de desenvolvimento dos destinos Turísticos realizado pela TUI Care Fundation.
A Fundação desenvolveu um programa de desenvolvimento de ideias e incubação para projetos que possam trazer soluções inovadoras para os desafios do turismo local, ou seja, transformar os desafios sociais e ambientais enfrentados na ilha do Sal em oportunidades de inovação e empreendedorismo.
O Ministro Carlos Santos enalteceu a iniciativa e, afirmou que a TUI Future Shaper House será um espaço que irá acolher as dinâmicas necessárias para a capacitação e empoderamento de jovens, organizações da sociedade civil, micro pequenos e médios empresários, artistas e artesãos. Ainda o governante referiu na sua intervenção que no mês de junho foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Governo de Cabo Verde e o Grupo TUI, e que essa inauguração reflete a concretização dos primeiros passos definidos no acordo.
“Só há desenvolvimento do turismo se o fizermos de uma forma sustentável, essa é a visão e a ambição do Governo de Cabo Verde para o setor do turismo. Temos que desenvolver sim, mas com sustentabilidade, com inclusão social e económica. O Governo tem estado a trabalhar num formato muito diferenciado no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo em Cabo Verde, olhando para diversificação para que possamos ter um turismo cada vez mais resiliente e resistentes aos choques externos que vão aparecendo”, realçou o Ministro.
De referir que a TUI Care Foundation é uma fundação independente criada pelo grupo TUI para desenvolver programas que criem impacto positivo em destinos turísticos.