No âmbito da visita de Estado do Presidente da Roménia ao nosso País, o Governo de Cabo Verde assinou ontem, 20 de novembro com o país, três Memorandos de Entendimento.
Os Memorandos de Entendimento têm por objetivo reforçar as relações de cooperação entre os dois países e definir as modalidades de colaboração conjuntas nos seguintes domínios prioritários:
Os documentos foram assinados entre o Diretor Nacional da Política Externa e Integração Regional, Embaixador Carlos Semedo e o Embaixador da Roménia em Cabo Verde, com residência em Dacar, Senhor Nicolae Nastase.
Na sua intervenção, o Diretor Nacional da Política Externa e Integração Regional, Embaixador Carlos Semedo sublinhou que com a assinatura desses Memorando de Entendimento está plantado “um depois” na relação entre os dois países.
“Tivemos uma boa cooperação antes, e agora queremos um depois. Portanto, eu acho que esses memorandos, de facto, marcarão uma nova etapa de relacionamento bilateral e estamos satisfeitos por estarmos a dar o primeiro passo”, notou.
O Memorando de Entendimento no domínio da Educação, de acordo o Embaixador Carlos Semedo traz hipóteses de uma cooperação interuniversitária, possibilitando a mobilidade de professores.
No domínio da segurança sanitária, espera-se absolver a experiência da Roménia neste setor “muito desenvolvido, contribuindo muito para a segurança da saúde pública”, já no domínio da proteção civil as duas partes estarão em concertação para ver a melhor forma de o implementar.
Com esses Memorandos de Entendimento assinados, o Embaixador da Roménia em Cabo Verde sublinhou que está assim lançada uma “pedra fundamental” para o incremento das relações entre os dois Países.