Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente representa Cabo Verde no II Fórum sobre a Cooperação China-África em Agricultura

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em representação ao Governo, participa no II Fórum sobre a Cooperação China-África em Agricultura, que acontece na cidade de Sanya, República Popular da China.

O objetivo deste fórum é fortalecer a cooperação económica e as relações comerciais sino-africanas para estabelecer uma nova ordem internacional que melhor refletirá nas necessidades e interesses da China e da África.

Durante a sua intervenção o Ministro felicitou o Governo da República Popular da China pela iniciativa de organizar o II Fórum sobre a Cooperação China-África em Agricultura, bem como ao Ministro da Agricultura e Assuntos Rurais pelo convite e caloroso acolhimento.

“Tenho enorme prazer em participar neste evento e estou muito convicto que os esforços de cooperação entre a China e a África contribuirão muito fortemente para maior crescimento e resiliência do setor agrário nos nossos países. Existe forte potencial para isso, temos o dever de criar as condições para acelerar os investimentos e adotar as melhores soluções tecnológicas para tornar Agricultura mais produtiva, mais rentável, mais atrativa e proporcionadora de mais bem-estar para as pessoas”.

Cabo Verde, conforme avançou o Ministro, é um pequeno estado insular em desenvolvimento (SIDS) situado na região oeste africana. Por se localizar na vasta região do Sahel e estar fortemente exposto aos efeitos das mudanças climáticas, o país vem sofrendo, cada vez mais, secas frequentes e severas. Esta situação coloca grandes desafios ao setor agrário, que tem de se adaptar, sobretudo à escassez hídrica para aumentar a produção, o rendimento das famílias agrícolas e a resiliência do sistema agroalimentar.

“Não obstante estas vulnerabilidades, o Governo elegeu a transformação da agricultura como umas das suas prioridades. Apesar de pequeno, o nosso país dispõe de terras férteis e uma população agrícola de cerca de 30%. Entretanto, tem potencial de crescimento, especialmente nos domínios de horticultura, fruticultura e pecuária, através da valorização dos produtos no mercado do turismo, que é o pilar principal da nossa economia, e o Governo tem apostado fortemente em políticas para aumentar a resiliência do país e contribuir para transformação da agricultura de subsistência numa agricultura de rendimento”, frisou o governante.

A ambição de Cabo Verde é também fazer com que agricultura contribua de forma mais significativa para a segurança alimentar e nutricional e para a eliminação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta no país. Esta ambição enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde e está perfeitamente alinhada com as decisões do Fórum de Cooperação China-África realizada em Dakar em 2021 e com a declarações de Sanya de 2019.

O Ministro Gilberto Silva finalizou agradecendo a República Popular da China em nome do Governo de Cabo Verde, pela cooperação muito profícua que estabeleceu com o nosso país desde 1976 em vários domínios. Agradeceu o Ministro da Agricultura e Assuntos Rurais pelo projeto em curso de cooperação Sul-Sul em parceria com a FAO.