Notícias

Dia da Defesa Nacional: Cerimónias realizadas na cidade do Mindelo

A Ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, chama atenção da sociedade “para a importância do papel que cada um de nós tem na garantia da Defesa Nacional, tendo em conta o seu caráter multidimensional”.  Esta réplica foi lançada durante o ato central das comemorações do Dia da Defesa Nacional, cujas cerimónias, este ano foram realizadas na cidade do Mindelo.  

A governante lembrou no seu discurso que “o Dia da Defesa Nacional, tem na sua base uma ação coletiva, realizada para enfrentar e vencer a ameaça da Dengue que assolava o País” e onde “numa singular ação de toda a sociedade se pôde demostrar o engajamento e a motivação de uma Nação unida para se defender.” 

Facto que representou a realização de um desígnio constitucional, uma vez que a Carta Magna diz que a Defesa Nacional “é a disposição, integração e ação coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação, face a qualquer forma de ameaça ou agressão”.   

Tendo por base este conceito, que o Ministério da Defesa Nacional, tem “estado a promover o reforço do elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil, procurando a cada ano, alargar as atividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional, “por forma a incutir nas forças vivas da sociedade e nos cidadãos, a sua responsabilidade e participação nas questões de defesa”.  

Ao ato central das Celebrações do Dia da Defesa Nacional, foi realizada, em simultâneo, em todos as Regiões Militares o Tradicional Desfile, que também contou com a presença de outras forças de segurança.