O Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, ainda de visita a São Tomé e Príncipe, esteve no Distrito de Lembá, onde manteve um encontro com o Presidente da Câmara, Guilherme Inglês, e a sua equipa, para se inteirar da realidade social da comunidade cabo-verdiana naquele distrito.
Durante a visita, Fernando Elísio Freire partilhou a experiência de Cabo Verde no setor da proteção social, nomeadamente na implementação de programas e medidas direcionadas às famílias mais vulneráveis, à infância, a pessoas com deficiência e à terceira idade.
No distrito de Lembá, o Ministro esteve na comunidade da Roça de Generosa e aproveitou para conhecer o espaço destinado à construção de um jardim de infância para esta comunidade. Ainda, o Governante deslocou-se à comunidade de Ponta Figo onde visitou o jardim de infância local e alguns idosos beneficiários da pensão Diáspora atribuída pelo Governo de Cabo Verde.
Com a comunidade de Milagrosa, no distrito de Mé-Zochi, Fernando Elísio Freire acompanhado do Presidente da Câmara, Anahory Dias, falou sobre como se proceder à obtenção da nacionalidade cabo-verdiana, da criação da Casa da Amizade entre São Tomé e Cabo Verde, bem como da pensão da Diáspora.
Recorda-se que essa prestação social tem como objetivo garantir a proteção social dos cabo-verdianos que vivem em situação de pobreza extrema nas comunidades emigradas. O pagamento dessas pensões é feito trimestralmente pelas Embaixadas ou Representações Consulares. De realçar que o valor da pensão passou de 20 EUR para 40,82 EUR mensais, desde 2019.