Notícias

Ministra da Justiça preside ato de Socialização do Sistema de Informação da Justiça (SIJ)

Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu ontem, 16 de outubro, o ato de Socialização do Sistema de Informação da Justiça (SIJ), realizado no Campus da Justiça, em Palmarejo.

Durante o seu discurso, a Governante afirmou que o Governo assumiu no seu Programa de Governação para a X Legislatura o compromisso de dar maior centralidade e aumentar a eficiência da administração da justiça, com medidas de reforma legislativa, de capacitação e modernização tecnológica do sistema judiciário e de aumento da produtividade dos magistrados e oficiais de justiça, de modo a aproximar a justiça dos cidadãos.

“A implementação efetiva do SIJ é peça crucial do sistema, que irá contribuir grandemente para acelerar a redução das pendências processuais e da morosidade. Daí a relevância da adesão efetiva às tecnologias disponíveis no mercado para o bem da justiça”, concluiu a Joana Rosa.

Por sua vez, Helton Barros, Vice-Presidente do Conselho Superior do Ministério Público, assegura que a informatização da Justiça é uma fatalidade, salientando que sendo um instrumento que na sua plena força irá proporcionar a segurança do sistema judicial e contribuir para a sua maior eficácia e eficiência. O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Bernardino Delgado, falou sobre a relevância da virtualização do Sistema Judicial, afirmando que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação trouxeram enormes ganhos, no âmbito da transformação do Sistema Judicial, tanto a nível da administração e gestão da Justiça, na transformação do exercício das profissões jurídicas, como em matéria da democratização do acesso ou direito à Justiça.