Notícias

Governo realiza Conselho de Coordenação Regional na Boa Vista com “objetivo de pensar e decidir aquilo que é melhor e essencial para ilha”

Janine Lélis diz que o “Governo está consciente que ainda há muitos desafios, que passam pela requalificação do próprio porto, para o qual já existe uma resposta a nível do Orçamento do Estado para o próximo ano, no que toca á requalificação da Gare Marítima, assim como já há resposta em relação ao Complexo de Pesca, e vai-se avançar com o saneamento.

Em sede de Coordenação Regional para o desenvolvimento de Boa Vista, o Governo, através do Ministério da Coesão Territorial realizou em Sal-Rei, a primeira reunião na ilha, com o intuito de discutir, analisar e convergir em relação a aquilo que se revela essencial para o processo de desenvolvimento.

“Há questões que foram aqui mencionadas como sendo fundamentais, que são o reforço da conectividade, da saúde para servir a população de Boa Vista, mas também o turismo, da educação, e igualmente foi mencionada a questão do saneamento”, disse a Ministra Janine Lélis, adiantando que algumas respostas vêm sendo dadas pelo Governo, como por exemplo, “tínhamos um grande problema em relação à ilha que tinha a ver com as habitações clandestinas, na qual foi feito um investimento significativo, ou seja, em mais de 590 mil contos para promover a erradicação das barracas”.

Entretanto, Janine Lélis diz que o “Governo está consciente que ainda há muitos desafios, que passam pela requalificação do próprio porto, para o qual já existe uma resposta a nível do Orçamento do Estado para o próximo ano, no que toca á requalificação da Gare Marítima, assim como já há resposta em relação ao Complexo de Pesca, e vai-se avançar com o saneamento, como vem sendo equacionado a nível dos Ministérios do Turismo, das Finanças e do Ambiente, acrescentou a Ministra.

No entanto, Janine Lélis adianta que o “Governo sozinho não consegue promover o desenvolvimento de nenhuma localidade, sendo certo que contribui fundamentalmente com as suas medidas de políticas públicas, mas é preciso do sector privado, do engajamento da sociedade civil, das ONG´s, todos a confluírem com esta mesma energia positiva para que possamos chegar a um bom porto”.

Boa Vista é a terceira ilha a acolher a reunião do Conselho de Coordenação Regional. Nesta, diversas e importantes apresentações foram feitas, nomeadamente as Infraestruturas, Equipamentos Sociais e Requalificação Urbana, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Regional e Local, a Integração do Turismo na Economia Local, bem como a Integração do Setor Primário na Cadeia de Valor do Turismo na Ilha da Boa Vista. Foi ainda apresentada e debatida “Que Modelo de Governança Turística para o desenvolvimento integrado da ilha.