Cabo Verde assumiu a partir de 16 de setembro de 2023, a Presidência da Rede de Serviços Médico Legais e Forenses de Língua Portuguesa (RSMLFLP).
A presidência irá permitir que em 2024, o I Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses, e a I Reunião da Rede de Serviços Médico-Legais e Forenses de Língua Portuguesa, sejam realizados em Cabo Verde, com a participação de vários especialistas em Medicina Legal e Ciências Forenses.
A Rede de Serviços Médico-Legais e Forenses de Língua Portuguesa (RSMLFLP), é constituída por profissionais de Instituições e Serviços Médico-Legais e Forenses dos Estados que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), integrando diversas áreas científicas como sejam: Patologia Forense; Clínica Forense; Psiquiatria Forense; Psicologia Forense; Antropologia Forense; Genética e Biologia Forenses; Química e Toxicologia Forense; Criminalística, entre outras áreas das Ciências Forenses aceites pela Rede.
De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forense de Cabo Verde (INMLCF, I.P), Dra. Ineida Cabral Sena, “o objetivo principal é trabalhar na promoção, desenvolvimento e divulgação da atividade pericial no domínio da Medicina Legal e de outras Ciências Forenses, e a colaboração científica, pedagógica e pericial, entre as instituições e os serviços da Rede, conforme explicitado na Declaração Constitutiva”.