Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente e FAO fixa 406 plantas na ilha da Boavista

Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com a  FAO e  fixa 406 plantas entre tamareiras e coqueiros na Ribeira de Rabil na ilha da Boavista em substituição das acácias.

O Ministério da Agricultura e Ambiente juntamente com a FAO e Associação de agricultores da Ribeira de Rabil na ilha da Boavista, iniciaram uma campanha de plantação de tamareiras e coqueiros, em substituição das acácias. Foram fixadas um total de 406 plantas dos quais 228 coqueiros e 178 Tamareiras.

O objetivo desta campanha é de remover as acácias e transformar a Ribeira de Rabil num local de produção agroflorestal.

Conforme avançou o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, este ato de hoje é um momento simbólico que deve ser continuado nos próximos tempos.

“Essa plantação foi feita com um grande esforço dos agricultores e criadores da zona, sobretudo a remoção das acácias. Trata-se, pois, de um trabalho conjunto. A ideia de governo é de trazer uma arborização mais próxima da realidade de Cabo Verde, pelo que fica aqui o compromisso de todos os anos fixarmos o maior número de plantas possíveis”.

De realçar que o Ministério da Agricultura e Ambiente todos os anos durante a campanha agrícola de sequeiro, promove plantações de árvores florestais, mas sobretudo espécies fruteiras, com o objetivo de aumentar a resiliência e reforçar a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais provenientes das mudanças climáticas sobre a desertificação e a

degradação das terras em Cabo Verde, bem como promover a gestão participativa da floresta contra a desertificação.