Notícias

Cabo Verde com uma comunidade expressiva na Costa do Marfim

No quadro da missão conjunta, Ministério das Comunidades e Ministério da Justiça, à Comunidade Cabo-verdiana na Costa do Marfim, que decorre desde do dia 7 de agosto, os Ministros cabo-verdianos cumpriram a agenda com o Ministério do Estado dos Negócios Estrangeiros da Integração Africana e da Diáspora, onde foram recebidos pela Ministra Kandia Camara e pelo Ministro Adjunto Leon Adon.

Durante o encontro com o Ministro Adjunto do Estado dos Negócios Estrangeiros da Integração Africana e da Diáspora, esteve na mesa a intenção de reforçar o diálogo político e diplomático entre os dois países [Cabo Verde e Costa do Marfim], a cooperação bilateral, bem como a criação de uma Comissão Mista Ministerial de Parceria bilateral em várias áreas nomeadamente na  economia, agricultura, justiça.

 

Para o Ministro Adjunto do Governo de Costa do Marfim, Leon Adon, os Cabo-verdianos formam uma Comunidade muito bem integrada no país.

O Ministro da Comunidades do Governo de Cabo Verde, Jorge Santos, abordou sobre as políticas públicas do Governo para as Comunidades Cabo-verdianas no exterior, apresentando o programa de Aquisição Gratuita de Nacionalidade Cabo-verdiana aos descendentes de Cabo-verdianos, o mapeamento e o Censo da Diáspora Cabo-verdiana. Ainda Jorge Santos apontou o reforço do Capital Humano, e a promoção empresarial da Diáspora como prioridades para o Governo Cabo-Verdiano.

Por sua vez, a Ministra da Justiça, Joana Rosa, abordou a  necessidade de um acordo a nível judicial entre os dois países, nomeadamente, um acordo a nível de extradição, e as várias ameaças como o tráfico de drogas, branqueamento de capital, entre outros.

O Ministro Jorge Santos e a Ministra Joana Rosa foram recebidos pelo Ministro de Interior e de Segurança, Diomande Vagondo, onde realçaram a amizade e solidariedade, bem como as excelentes relações entre os dois povos. Os ministros cabo-verdianos aproveitaram o encontro para abordar a possibilidade de cooperação nas áreas como Segurança e Formação especializada em matéria de prevenção e combate à criminalidade, entre outros.

Relativo a presença  de cabo-verdianos no país, o Ministro Marfinense observou que Cabo Verde tem uma comunidade expressiva, o que para ele “é sinal de que a Comunidade está bem integrada, vivendo num clima de satisfação”.

A missão conjunta do Ministro Jorge Santos e a Ministra Joana Rosa, continua desta feita à São Tomé e Príncipe onde irão desenvolver intensos contatos com autoridades do Arquipélago e e a comunidade cabo-verdiana.