No âmbito do Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde – ProMEC, o primeiro posto de carregamento público para veículos elétricos foi inaugurado ontem, 13 de julho, na ilha do Sal.
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, ao presidir o ato inaugural destacou algumas vantagens proporcionadas pela mobilidade elétrica e os resultados satisfatórios da implementação do Projeto da Mobilidade elétrica no país.
“A aposta na mobilidade elétrica é uma forma também de reduzir a dependência de importação de combustíveis fósseis e contribui para reduzir custos da mobilidade terrestre. Em termos de consumo interno de combustíveis, os transportes terrestres representam quase 30% do volume consumido internamente”, frisou o governante.
Segundo o Ministro Alexandre Monteiro, a ilha do Sal está a caminhar rumo a uma matriz energética limpa, sustentável e a promover cada vez mais um destino turístico sustentável o que é um grande objetivo dos operadores turísticos e do Governo.
“O Governo tem a ambição de alcançar em 2050, a substituição integral dos veículos a combustão para veículos elétricos. Temos condições para alcançar esse objetivo devido as vantagens apresentadas e também pelas condições que estão a ser criadas. Hoje temos um ecossistema para a introdução de veículos elétricos, que está a melhorar progressivamente. Existem incentivos fiscais e aduaneiros, como também incentivos financeiros que são concedidos no âmbito do ProMEC”, disse o responsável pela pasta de Energia.
Alem disso, o Governante enfatizou a importância da capacitação de profissionais do setor, que está a ser concretizado no âmbito do ProMEC, para garantir a qualidade do serviço pós-venda. “Tudo isto está a contribuir para aumentar a confiança no mercado da mobilidade elétrica”.
Na ilha do Sal existem cerca de 20 Veículos Elétricos a circular, dos quais 8 foram adquiridos com incentivos do Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde.
De informar que serão instalados cerca de 40 postos de carregamento em todas as ilhas. Este projeto é financiado pelo Mitigation Action Facility.