O I Fórum Regional da Juventude de 2023, realizado no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde, decorreu de 11 a 12 de julho, em Mindelo.
O Fórum reuniu cerca de 150 jovens das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, sob o lema “Economia Azul e Indústrias Criativas: A Sustentabilidade e a Inovação”, no qual foi destacado setores de grande potencial para as ilhas de Cabo Verde.
O evento tinha por objetivo proporcionar um espaço de reflexão, troca de experiências e inspiração para os jovens, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo país.
O Fórum Regional da Juventude foi presidido pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, e contou com a presença Chefe do Escritório Conjunto das Nações Unidas, UNFPA e UNICEF, David Matern.
Para Carlos Monteiro, “os fóruns regionais são espaços essenciais para debater problemas de forma local e regional, permitindo que os jovens tenham voz e possam discutir políticas públicas e assuntos que lhes interessam. Dessa forma, eles são capazes de contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades e para o progresso do país”.
Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir, debater, se inspirar e pensar em soluções relacionadas às oportunidades para os jovens nos setores emergentes da economia azul, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de discutir a inclusão nas indústrias criativas.
O evento voltado principalmente para os jovens da região norte, contou com a presença de autoridades governamentais, altos dirigentes de instituições públicas, especialistas e palestrantes renomados.
De realçar que os fóruns regionais da Juventude são promovidos pelo Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, no âmbito do Programa YouthConnekt-CV, com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA, UNICEF.