O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, recebeu, hoje, 06 de julho, a visita oficial a Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula Pereira.
Em agradecimento a visita, o Ministro Gilberto Silva afirmou se “tratar de um momento oportuno, e vamos ver o que pode ser feito em conjunto e desenvolver e intensificar as relações no quadro do ambiente de forma mais profícua para os dois países. Temos vários temas em comum e que demandam alguma sinergia e troca de informação, experiência para melhor administração do ambiente nos dois países, por exemplo a nível de resíduos, conservação da natureza e concertação para ação climática e posições defendidas a nível da CPLP e à escala internacional na medida que os problemas são globais”.
Em Cabo Verde, de acordo com o Ministro, temos muitas boas práticas no domínio do ambiente que podem ser passiveis de inspirar os outros, por exemplo o fundo do ambiente, os critérios de seleção, as diretivas para onde vão e como são respeitados. Adiantou, ainda, que Cabo Verde é dos poucos países em África que elabora e publica relatórios anuais de serviço de água e saneamento com uma serie de indicadores que dizem respeito não só a qualidade de serviço e água, o programa para ação climática, o plano Nacional de adaptação entre outros.
“Portanto são peças chaves para uma boa governança, e é esta a partilha que queremos fazer” informou o Ministro à sua homologa angolana, realçando que “vamos explorar o que de melhor um e outro poderá inspirar o que temos. O objetivo aqui não é propriamente ensinar o outro, mas aprendermos uns com os outros”.
A Ministra da Angola por seu turno, agradeceu ao Ministro pela pronta resposta sobre a visita ao País, que surgiu num encontro da CPLP Ambiente em Angola, onde foi feita a declaração de Lubango e foi concertado troca de experiencias entre os países da CPLP.
“Este encontro será um ponto de partida, queremos tratar temas como a questão de resíduos, já temos alguma separação, mas de forma tímida e queremos ser mais agressivos”, afirmou a Ministra homologa do Ministro Gilberto Silva.
“Em relação ao Fundo do Ambiente, temos acompanhado o seu bom funcionamento e queremos trocar as ideias com o ministério relativo a questão de água e saneamento, água potável e residual, ou seja, são um conjunto de experiências que estamos interessados em trocar com Cabo Verde”, frisou a Ministra Ana Paula Pereira.
A Ministra fez-se acompanhar de uma delegação de quadros ligados ao ambiente, com o objetivo de trocar experiências, estreitar os laços de cooperação no domínio do ambiente, bem como identificar futuros projetos e parceiros estratégicos.
A Ministra estará País entre 06 a 08 de julho e tem na agenda encontros de trabalho com o Ministro da Agricultura e Ambiente e visitas a projetos ligados ao ambiente em Cabo Verde.