Notícias

Africa Caucus 2023: Cabo Verde recebe reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do continente

Este encontro na ilha do Sal, antecede a Assembleia Anual do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que terá lugar de 6 a 15 de outubro em Marraquexe, Marrocos. O que significa que as conclusões do Africa Caucus Cabo Verde serão levadas para essa Assembleia Anual.

A ilha do Sal vai ser palco, de 06 a 08 de julho, da reunião dos Ministros das Finanças e Governadores africanos dos bancos centrais, junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Grupo Banco Mundial (GBM), o Africa Caucus 2023, conforme anunciou esta tarde, o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Dr. Olavo Correia,

Para esta edição, que se realiza pela primeira vez em Cabo Verde, estão confirmadas as presenças de praticamente todos os países africanos, vários convidados internacionais, nomeadamente, os Estados Unidos da América, o Reino Unido, na pessoa do Ministro do Desenvolvimento e da África. Estão confirmados ainda cerca de 323 inscritos entre ministros e governadores de cerca de 66 nacionalidades diferentes.

Este encontro na ilha do Sal, antecede a Assembleia Anual do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que terá lugar de 6 a 15 de outubro em Marraquexe, Marrocos. O que significa que as conclusões do Africa Caucus Cabo Verde serão levadas para essa Assembleia Anual. “O nosso objetivo é construir uma voz comum sobre o nosso Continente, focalizado no enfrentamento dos desafios de desenvolvimento com os quais os nossos países estão hoje confrontados”, disse esta tarde o Vice-Primeiro Ministro.

“Essa atuação queremos que seja focada, sobretudo, em três pilares fundamentais: combate à pobreza e à pobreza extrema; combate às desigualdades sociais, de género e regionais; e a criação de empregos, empregos qualificados, bem remunerados para os jovens e para as mulheres africanos”, adiantou. De acordo com Olavo Correia, isto irá permitir discutir uma abordagem focada naquilo que são os desafios do futuro: a transição energética, a edificação de uma economia de baixo carbono e circular, a transição digital.

“Na mesma linha, a necessidade de diversificarmos a economia africana com uma maior e mais integração regional, para que seja mais resiliente e capaz de produzir mais para o consumo interno e deixarmos de ser um continente importador”, anunciou o Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital de Cabo Verde.

A abertura do Africa Caucus 2023 será presidida apelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva, no dia 7 de julho.