Notícias

Governo inaugura estrada Ponte de Órgãos-Cutelo e Fundura em Santiago Norte 

“Esta obra é a prova das boas realizações deste Governo. Esta estrada é de facto um investimento que há uns anos as pessoas não pensavam que era possível”, recordou Ulisses Correia e Silva, ao falar de mais uma infra-estrutura rodoviária construída pelo Governo.  

O Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silvam considera que a construção e reabilitação da estrada que liga ponte de Órgãos a Cutelo e Fundura, em São Lourenço dos Órgãos, vai levar melhor qualidade de vida pessoas e desenvolvimento económico à aquela localidade do interior de Santiago. Ulisses Correia e Silva fez esta afirmação no seu discurso de inauguração desta estrada que aconteceu este sábado, 01 de julho.

“Estes investimentos na região de Santiago Norte, de que Órgãos faz parte, trazem resultados visíveis e melhorias significativas para a população”, disse, considerando que a nova estrada, “que até há pouco tempo parecia uma ideia distante, já está a transformar a vida das pessoas, encurtando o tempo de viagem e facilitando o transporte de mercadorias, estudantes e turistas”.

Ao lado da estrada, foi colocada uma nova rede de água, “um passo crucial para resolver o problema de escassez de água na região”. “Os benefícios são vastos”, diz o Chefe do Executivo cabo-verdiano, que segundo afirma ilustra o compromisso do Governo “em desenvolver soluções práticas e efetivas para os desafios enfrentados pelos nossos cidadãos”.

“Esta obra é a prova das boas realizações deste Governo. Esta estrada é de facto um investimento que há uns anos as pessoas não pensavam que era possível”, recordou Ulisses Correia e Silva, ao falar de mais uma infra-estrutura rodoviária construída pelo Governo.

“Mas o nosso trabalho não para por aqui. Estamos a criar as condições para o desenvolvimento de um turismo rural responsável, que possa gerar rendimentos para as famílias locais”, declarou ainda, apontando projetos futuros que incluem a reabilitação do Jardim Botânico em São Jorge dos Órgãos, que possui um enorme potencial económico e turístico. “Este é o tipo de transformação que almejamos: um desenvolvimento físico, mas também a criação de oportunidades, a qualificação dos nossos jovens, o apoio aos agricultores, e a promoção do crescimento económico”, sublinhou.

A estrada que liga Ponte de Órgãos, Cutelo e Fundura tem uma extensão de 8,5 km, com uma faixa de rodagem pavimentada em betão betuminoso de 5 metros de largura, dotada de drenagem transversal e longitudinal, financiada pelo Governo em mais de 236 mil contos. E insere-se no quadro do programa de investimentos públicos do Governo com vista a impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas.

De acordo o Executivo, o objectivo deste projecto é precisamente o desencravamento destas localidades e desenvolvimento da economia local, nomeadamente agricultura, pecuária, comércio e turismo, para além de melhorar as condições de tráfego e acessibilidade na região, com vantagens de tempo e de conforto para os utentes.

Refira-se que esteve ainda na cerimónia de inauguração desta estrada, as Ministras Janine Lélis e Eunice Silva, o Ministro Alexandre Monteiro, os Secretários de Estado, Lourenço Lopes e Miguel Moura, para além do Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Herménio Fernandes e vários deputados da Nação.