O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) assinou, ontem, com a Federação Cabo-verdiana de Futebol o contrato-programa, no valor de 10.882.970 (dez milhões, oitocentos e oitenta e dois mil e novecentos e setenta e um escudos), com objetivo de apoiar o desenvolvimento da prática desportiva e do desporto de alto rendimento para garantir o bom funcionamento desta federação desportiva e das suas atividades durante o ano de 2023.
O contrato ora assinado destina-se ao financiamento das atividades desportivas que serão feitas pela federação, nomeadamente, a realização das competições regionais e nacionais, masculinos e femininos, as ações de formação e da assembleia geral.
De informar que um dos principais objetivos desse contrato-programa é assegurar o financiamento para a atribuição de prémios aos campeões e vice-campeões nacionais, incluindo o pagamento da quotização internacional e a participação de Cabo Verde em competições internacionais.
Nesta linha, e assente em sete (7) medidas de apoio, o contrato-programa pretende, também, reconhecer a intervenção de todas as estruturas privadas do desporto nacional, que através da componente formativa e da organização de eventos e atividades desportivas estimulam hábitos de vida saudáveis junto da comunidade e promovem a internacionalização das diferentes modalidades desportivas.
O Contrato-Programa foi rubricado pelo Administrador do IDJ, Graciano Sena, e pelo Presidente da Federação Cabo-verdiana Futebol, Mário Semedo.