O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, fez esta afirmação ontem, 21 de junho, em São Vicente, ao manter um encontro com o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, e a sua equipa camarária, seguido de uma visita a dois beneficiários do Projeto Inclusão Produtiva.
Durante o encontro, as partes debateram a situação social da ilha, o balanço das intervenções já feitas e perspetivaram o futuro, sendo que o Ministro garantiu que o Governo vai alargar a pensão social para mais 483 pessoas idosas em São Vicente e mais 198 famílias no Rendimento Social de Inclusão.
“O projeto Capital Humano abarca cerca de 540 famílias com acompanhamento familiar e acesso a creches. Temos um plano de retorno das meninas que abandonaram o sistema de ensino por razões várias, que abarca neste momento 692 meninas em São Vicente onde vamos iniciar a execução”, disse Fernando Elísio.
De acordo com o Ministro, para além de apoios e ajudas ao Centro Canelona através de um autocarro e um parque infantil, o Governo vai atuar também na creche Amílcar Cabral e num centro de idosos que já está reabilitado no quadro de uma parceria com o MFIDS.
“Essas intervenções têm impacto muito direto sob a condição de vida das pessoas, principalmente as crianças, pessoas idosas, meninas e mulheres. Ficou o compromisso de abertura de uma Unidade Local de Atendimento aos Imigrantes, numa parceria entre a Alta Autoridade para a Imigração e a Câmara Municipal de São Vicente”, revelou o Ministro.
Nesta visita a São Vicente, Fernando Elísio encontra-se acompanhado pela Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, permanecendo na ilha entre 21 e 23 de junho em missão de serviço.
Hoje, 22 de junho, Fernando Elísio Freire presidirá a apresentação pública da Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza Extrema em Cabo Verde – ENEPE. Já Lídia Lima tem na sua agenda uma visita à algumas associações que foram selecionadas no concurso para subvenção de Projetos, Serviços e Equipamentos destinados a Prestação de Cuidados (Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência) e ao ensino do pré-escolar, em todo o território Nacional.