Notícias

Visita à Alemanha: Primeiro Ministro encontra-se com representantes da comunidade cabo-verdiana

“Sempre que for possível, faço questão de introduzir na agenda das minhas deslocações em missões para fora de Cabo Verde, os encontros com a nossa comunidade radicada no estrangeiro, e no caso da Alemanha, não podia ser excepção”, declarou o Chefe do Governo.

O Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, termina esta segunda-feira, 19, uma visita de três dias á Alemanha, onde preencheu uma agenda totalmente dedicada á Economia Marítima e ao reforço da cooperação entre Cabo Verde e Alemanha, a nível da investigação, da educação e da transição energética.

Este domingo, o Chefe do Governo encontrou-se com alguns representantes das associações cabo-verdianas radicadas na Alemanha, e que na sua maior parte, estão concentradas nas cidades de Hamburgo, Bremen e Berlim. Muitos deles com mais de 20, 30 e até 40 anos a viver neste país e com integração plena na sociedade alemã.

“Sempre que for possível, faço questão de introduzir na agenda das minhas deslocações em missões para fora de Cabo Verde, os encontros com a nossa comunidade radicada no estrangeiro, e no caso da Alemanha, não podia ser excepção”, declarou o Chefe do Governo.

Durante o encontro, os membros da comunidade colocaram algumas questões pertinentes ao Primeiro Ministro e que têm a ver com o custo das passagens aéreas para Cabo Verde, e entre as ilhas, os custos e as irregularidades no transporte inter-ilhas, que acontece muitas vezes devido a avarias dos navios, e ainda a questão da dificuldade de obtenção de vistos dos cidadãos para viajarem para Europa.

“Penso que saíram satisfeitos com as respostas para as soluções de curto, médio e longo prazo que o Governo tem neste momento para debelar os problemas que estão ao nosso alcance”, remata Ulisses Correia e Silva.

No primeiro dia da visita que aconteceu este sábado, 17, Ulisses Correia e Silva participou na cerimónia de abertura da Regata de Vela no Kiel-Schilksee, um evento integrado na Semana de Kiel acompanhado da Ministra de Interior do Estado, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Federação de Vela da Ucrânia.

Mais tarde foi recebido pelo Presidente do Estado Federal de Schleswig-Holstein, Daniel Günther, a quem agradeceu o convite para estar presente na Semana de Kiel, um dos maiores eventos de desporto náutico e cultural da Alemanha e que movimenta em 10 dias mais de 3,6 milhões de pessoas.

O encontro serviu para falar da cooperação com Cabo Verde a nível da investigação, da educação e da transição energética.

“GEOMAR líder mundial em investigação dos oceanos está sedeada em Kiel. A cooperação técnica e científica com Cabo Verde que já dura quase vinte anos, “vai ser elevada para nível de parceria estratégica”, segundo disse o Primeiro Ministro. “O objetivo é posicionar o Centro Oceânico de Mindelo como uma plataforma de referência, de diálogo científico e de produção de conhecimento em oceanos, atmosfera e mudanças climáticas. Entre a Universidade Técnica do Atlântico e a Universidade de Kiel poderá ser desenvolvida também uma boa parceria”.

A cidade de Kiel acolheu nos últimos anos mais de 30 estudantes universitários cabo-verdianos. “Manifestamos o desejo que esta dinâmica seja reforçada com a atribuição de bolsas de estudos”, adiantou.

Na transição energética, a Alemanha contribui através de financiamento da NAMA Facility Fund para o programa de introdução de carros elétricos. “Houve abertura por parte do Ministro Presidente de participar na ambição de Cabo Verde para a aceleração da penetração das energias renováveis”, sublinhou o Chefe do Governo que acrescentou ter conversado também sobre o turismo com as autoridades deste Estado Federal. “A Alemanha é o segundo país emissor de turismo para Cabo Verde. O Grupo alemão TUI é um operador turístico de referência em Cabo Verde e vai reforçar os seus investimentos e operações no nosso país”, disse.

Mais tarde, o Chefe do Executivo cabo-verdiano, esteve na Câmara Municipal de Kiel, na homenagem de reconhecimento de cidadãos desta cidade que se destacam por atos de solidariedade comunitária.

Nas suas intervenções, tanto o Ministro Presidente Daniel Günther, o Presidente da Câmara de Kiel, Ulf Kampfer, e a Presidente do Parlamento estadual Kristina Herbst elogiaram Cabo Verde e manifestaram o desejo de reforço da cooperação e parceria.

No seu discurso, o Primeiro Ministro de Cabo Verde destacou a cooperação com a Alemanha a nível bilateral e da UE. “Convergimos no reforço dessas relações, o que acontecerá a nível da parceria estratégica com a GEOMAR e a nível da transição energética.

Kiel é uma cidade portuária, é um hub de transportes marítimos, é uma referência na construção naval, no turismo de cruzeiro, na realização de eventos náuticos, é a sede da GEOMAR e de uma Universidade de referência, a Universidade de Kiel. Estas características são similares a Mindelo. Há por isso um desejo de geminação S. Vicente/Kiel”, declarou ainda o Chefe do Governo.

“A Semana de Kiel é um evento náutico e cultural extraordinário. Cabo Verde deverá concorrer para estar presente próximo ano com música, arte e cultura e gastronomia”, avançou ainda Ulisses Correia e Silva que este domingo marcou presença numa cerimónia a bordo da Fragata Bayern, na base naval de Kiel, onde estiveram presentas altas patentes militares da marinha alemã.