Notícias

“A assinatura dos contratos-programa com CM do Sal demonstra as políticas acertadas deste Governo, desde 2017” – Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva

Foram já realizados vários investimentos na ilha do Sal, com o financiamento do Fundo do Turismo, como a construção da Delegacia de Saúde de Santa Maria, infra-estrutração e habitações em Alto Sta Cruz e Alto S. João, e requalificação de diversos bairros. “São várias as intervenções que demonstram o acerto de políticas deste Governo”, anotou.

“A assinatura dos contratos-programa com Câmara Municipal do Sal demonstra as políticas acertadas deste Governo, desde 2017”, palavras do Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva ao presidir esta manhã á cerimónia de assinatura de cinco contratos-programa entre o Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes e a Câmara Municipal do Sal, no valor de 250 mil contos, para implementação de projecto,s no horizonte 2022/2026, e que aconteceu nos Espargos.

“Ao apostar e investir na requalificação urbana e de orlas marítimas, na infra-estruturação de bairros e localidades, utilizando a taxa da contribuição dos turistas que pernoitam em Cabo Verde. Estamos a qualificar o destino turístico com mais inclusão”, declarou Ulisses Correia e Silva.

Foram já realizados vários investimentos na ilha do Sal, com o financiamento do Fundo do Turismo, como a construção da Delegacia de Saúde de Santa Maria, infra-estrutração e habitações em Alto Sta Cruz e Alto S. João, e requalificação de diversos bairros. “São várias as intervenções que demonstram o acerto de políticas deste Governo”, anotou.

“Vamos ter ainda a expansão, asfaltagem e iluminação da Estrada Espargos-S. Maria. Trata-se de um investimento de 17 milhões de euros. Estamos na fase final do concurso e esperamos arrancar esta obra no mês de julho. A intervenção irá ser estendida à estrada Palmeira- Espargos. Está prevista também, no âmbito do Programa Operacional do Turismo, a reconstrução do pontão de S. Maria”, apontou ainda o Primeiro Ministro.

No entender do Chefe do Governo, há boas perspectivas para que haja mais investimentos públicos e privados na ilha do Sal. “Grandes grupos ligados ao Turismo têm projectos de expansão que irão fazer desta uma ilha sustentável. Os transportes aéreos na ilha vão conhecer nova dinâmica”, garantiu.

“Reafirmo que os investimentos financiados pelo Fundo do Turismo acontecem dentro de um quadro de parceria com todos os municípios de Cabo Verde, com previsibilidade, legalidade, e com objectivos definidos. Existe uma directiva de investimentos que é aprovada numa perspectiva plurianual”, disse ainda, acrescentando que “os projectos são selecionados em parceria com as Câmaras Municipais, dirigidos à qualificação do destino turístico, com processos de execução transparentes, prestação de contas e controlo prévio do Tribunal de Contas”. “Por isso”, adianta, “não há razão para mal-dizer relativamente a tentativa de desconstrução de algo que é uma opção política muito forte”. O mesmo se aplica em relação ao Fundo do Ambiente.

“O que precisamos sim, são boas parcerias, atitude positiva, foco no serviço público, sentido de Estado na gestão dos municípios, porque os resultados aparecem quando se trabalha desta forma”, rematou Ulisses Correia e Silva que esteve acompanhado do Ministro Carlos Santos.

Os contratos-programa, ora assinados contemplam a requalificação da zona de Fátima e Chã de Matias, no valor de 97 mil contos, as requalificações de Santa Maria e Espargos que estão orçadas em mais de 70 milhões de escudos cada, e da praia de Santa Maria mais estruturas de apoio (aproximadamente 6.200 contos) e ainda a requalificação da orla marítima da Palmeira, mais de 5 milhões de escudos cabo-verdianos.