Notícias

Ministra Joana Rosa presidiu abertura oficial do Curso de Formação Específica dos novos Agentes de Segurança Prisional

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu na sexta-feira, 03 de junho, abertura oficial do Curso de Formação Específica dos novos Agentes de Segurança Prisional, onde apontou a “humanização das cadeias e o cumprimento das Regras de Mandela como desafios a serem ultrapassados visando garantir maior dignidade, reinserção social dos reclusos e melhorias do sector prisional”.

A contratação dos novos agentes de segurança prisional vai permitir ao Governo de Cabo Verde reforçar a segurança do sistema prisional, aumentar a eficácia, garantir melhor o funcionamento dos Estabelecimentos Prisionais. Não obstante os impactos desta nova contratação, vários outros investimentos já foram feitos pelo Ministério da Justiça, no sentido de perspetivar o melhor futuro e funcionamento do sistema prisional.

Para a Ministra Joana Rosa, os agentes de segurança prisional devem ser os primeiros atores no processo de reinserção social dos reclusos, considerando, neste sentido, que investir nos agentes da segurança prisional, na sua formação pessoal e social é fundamental para o referido processo.

A responsável pela pasta da Justiça realçou que, para lidar com a complexidade do sistema penitenciário, é preciso uma boa preparação e capacitação dos agentes prisionais, uma vez que, reiterou, a reinserção social contribui na redução da reincidência criminal e da criminalidade.

A formação tem a duração de três meses e, para além da vertente de segurança para prepará-los para exercer a parte que tem a ver com aquilo que é a função essencial de um agente de segurança prisional, vão ter uma vertente de humanização.