O Ministério do Mar, através da Enapor – empresa pública do Estado, gestora dos portos de Cabo Verde, iniciou em abril de 2023, as obras de construção do novo edifício do Serviço de Mão de Obra Portuária do Porto da Praia, com vista a conceder um espaço de trabalho digno aos estivadores, que constituem um das massas mais relevantes de Cabo Verde. Pois são eles que garantem a produtividade dos portos nacionais.
“Não é só uma questão de debater o seu estatuto, é criar as condições visíveis, palpáveis nos portos para que estes sintam parte desta grande empresa de Cabo Verde. Podemos ir buscar dinheiro para construir portos, mas, também, temos de cuidar das pessoas que aqui trabalham e cuidam do porto”, afirmou o ministro da tutela durante a visita as obras do novo edifício dedicado aos Estivas do porto da Praia, na manhã desta terça-feira, 23 de maio.
Este edifício, localizado à entrada do porto da praia, integrará escritórios de serviço mão-de-obra Portuária, zona com cacifos para os estivadores, balneário, refeitório e sala de formação/reunião, está orçado em 31 mil contos cabo-verdianos (ECV).
Ainda no quadro da melhoria da qualidade de vida de serviço e segurança da classe de estivas, durante a visita as obras, o Ministro do Mar, acompanhado do Conselho de Administração da Enapor, entregou simbolicamente 5 kits aos trabalhadores. Um investimento na ordem dos 5 mil contos ECV.
De ressaltar que, brevemente, será inaugurada a infraestrutura dedicada aos Estivadores em São Vicente, avaliada em 34 mil contos ECV. 70 mil contos ECV, no total, investido nas pessoas, na melhoria das condições de trabalho daqueles que fazem os portos de Cabo Verde.