Dando continuidade à parceria de cooperação, o Instituto do Património Cultural (IPC) e o Instituto Marítimo Portuário (IMP) arrancam com um Seminário, conjunto, subordinado ao tema “Rotas Culturais e Turísticas Vinculadas aos Faróis de Cabo Verde”.
A formação de cinco dias (5), arrancou na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, e contou com uma mensagem do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Abraão Vicente.
“Marcamos hoje um momento onde os faróis estarão no centro da planificação da recuperação e reabilitação patrimonial com foco na sua valorização, não só como instrumentos de apoio à navegação, mas também como património histórico”, disse o governante.
A assinatura do protocolo de cooperação entre o IPC e o IMP foram assinados na passada sexta-feira, 19 de maio, em São Vicente, visa a valorização, recuperação e valorização de oito (8) faróis a começar em seis (6) ilhas.
Esta cooperação inicia com um seminário de preparação dos técnicos das suas instituições de forma a estarem melhores preparados, capacitados para construir novos projetos.
“Cabo Verde é 99,3% mar e os faróis desempenharam ao longo de toda a história de descoberta e da história de povoamento um papel fundamental. E é a partir deste projeto que enquanto Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministério do Mar esperamos que os faróis venham a dar um contributo ainda mais importante para que a história de Cabo Verde seja revelada a partir dos seus navegadores, dos homens e mulheres que escolheram o mar como sustento da sua vida, mas também como ponto de contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
Com este investimento “Teremos novos museus e novas instituições turísticas de apoio ao turismo nacional e, com certeza, Cabo Verde saíra valorizado”, informou, ainda, o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas e do mar.
O governante aproveitou o momento, também, para agradecer a Cooperação Espanhola, mais uma vez, pelo engajamento neste novo projeto do Governo de Cabo Verde, coordenado pelo IPC e o IMP.