A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, presidiu, hoje de manhã,16 de maio, a cerimônia de entrega de medicamentos e equipamentos hospitalares ao Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, no valor de quatro mil contos. A entrega desses equipamentos tem por objetivo reforçar a melhoria dos serviços de maternidade e do bloco operatório central e contou com a presença do Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, presidiu, hoje de manhã, 16 de maio, a cerimónia de entrega de medicamentos e equipamentos hospitalares ao Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, no valor de quatro mil contos. A entrega desses equipamentos tem por objetivo reforçar a melhoria dos serviços de maternidade e do bloco operatório central e contou com a presença do Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie.
Para Ministra da Saúde, foi com grande “satisfação” que testemunhou esta doação simbólica, pois “este ato mostra o aprofundar da cooperação frutífera entre esses dois países”, sobretudo, “num momento em que a segurança sanitária é prioridade das prioridades das políticas mundiais de todos os países. A segurança sanitária significa combater doenças, mas, sobretudo, trabalhar na promoção, na educação para a saúde”, frisou.
Ainda, segundo a tutela da pasta de Saúde, “porque a prioridade do Governo de Cabo Verde são as pessoas, é importante responder aos desafios, às necessidades, e com este gesto humano da parte da República chinesa, está ajudando a responder a esses desafios.”
Filomena Gonçalves, aproveitou para evidenciar que o Embaixador da China em Cabo Verde reforçou que setor da saúde, neste momento, “passa a ser a prioridade das prioridades dentro do pacote da cooperação chinesa”.
Neste particular, o Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, diz que “esta é uma nova medida de cooperação entre China e Cabo Verde na área da Saúde” e, também, “é evidencia a viva amizade” entre os países que no campo da saúde tem produzido “resultados frutíferos em assistência material, formação pessoal e intercambio académicos” apontou.
A cooperação médica chinesa em Cabo Verde tem uma história de vários anos. Em 1984, a China enviou sua primeira equipa médica para Cabo Verde, marcando o início de uma cooperação que já dura quase 40 anos.
Lan Yunping, líder da vigésima equipa medica chinesa em Cabo Verde, destacou que Sichuan é uma das províncias que participa profundamente do programa de assistência médica da China, e que tem assumido a tarefa de enviar equipas medicas para seis países de língua portuguesa, incluindo Cabo Verde, por muitos anos.
De acordo com a Lan, dos equipamentos doados pela Governo da China incluem, principalmente cinco conjuntos de lâmpadas cirúrgicas sem sombra, instrumentos e materiais cirúrgicos e consumíveis da ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e medicina tradicional chinesa acupuntura. O valor total é de 286,301 yuan, o equivalente a 37,914 Euros.
Por seu lado, o Presidente do Conselho de Administração do HAN, Imadoeno Cabral, manifestou, igualmente, a satisfação por esta “nobre e grande iniciativa” da China.
Segundo o mesmo, esta doação é fruto de um percurso de mais de quatro décadas “marcados por conquistas e realizações para o sector da Saúde”, realçando os ganhos do hospital no passado recente, como “edificação e remodelação de Consulta externa, Maternidade, Casa Mortuária, Serviço de Orto Traumatologia cirúrgica, Lavandaria Industrial”, entre outras.
De salientar que, em 2020, os dois países estabeleceram o mecanismo de cooperação para hospitais cogentes. E desta cooperação se destaca o financiamento nos projetos de assistência técnica ao Hospital Central de Cabo Verde, onde doou vários lotes de suprimentos médicos e vacinas contra Covid-19.