O Projeto, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes (MTT) e pela Cooperação Espanhola, disponibiliza e financia um conjunto de atividades de assessoria e assistência técnica aos principais atores do turismo como hotéis, restaurantes, importadores, casas comerciais, operadores de transfers e transporte públicos, entidades públicas e ONGS.
O Ministro do Turismo e Transportes presidiu, na tarde de ontem, 29 de abril, o ato da apresentação do Projeto Integrado de Sustentabilidade Económica, Social e Ambiental no Setor do Turismo, na ilha da Boavista.
O Projeto, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes (MTT) e pela Cooperação Espanhola, disponibiliza e financia um conjunto de atividades de assessoria e assistência técnica aos principais atores do turismo como hotéis, restaurantes, importadores, casas comerciais, operadores de transfers e transporte públicos, entidades públicas e ONGS, visando uma contribuição em matéria de redução de consumo de energias fósseis, consumo de água, redução do uso do plástico, reforço da responsabilidade social e participação das empresas nacionais na cadeia de valor do Turismo.
Para atingir os resultados esperados, o projeto pretende estabelecer parcerias com as instituições públicas e privadas, direta e indiretamente envolvidas no sector do turismo, de forma a garantir maior articulação e integração das diversas iniciativas e projetos em curso e a serem desenvolvidos num futuro próximo.
O Ministro Carlos Santos congratulou-se pelo facto de se ter durante a apresentação do projeto, a presença do financiador, representado pela embaixadora da Espanha em Cabo Verde. Na apresentação estiveram presentes a embaixadora da União Europeia e também, uma representante das Nações Unidas.
“Isto serve como sinal demonstrativo de que os parceiros já entenderam a importância e os impactos que este projeto terá, porque se Cabo Verde quer ser um destino turístico nos próximos anos tem de continuar a preservar os seus recursos ambientais, humanos e patrimoniais para poder apresentar sempre um produto diferenciado”, realçou o Ministro do Turismo e Transportes.
Um dos resultados esperados consiste na assinatura de um Pacto de Sustentabilidade no Sector do Turismo, entre todos os parceiros do turismo nas duas ilhas referidas e que se prevê, ainda para este ano, o que será um compromisso formal e oficial, discutido, acordado e assinado (com resultados e metas bem definidos), com a participação de atores públicos, privados e sociais das duas ilhas, um mecanismo robusto de governação, responsabilização individual e coletivo, com enfoque no género.
É de realçar que o Governo de Cabo Verde através do Ministério do Turismo e Transportes apresentou em novembro passado o Projeto Integrado de Sustentabilidade Económica, Social e Ambiental no Setor do Turismo nas ilhas do Sal e da Boavista (PIST) com a ambição de transformar as duas ilhas em ilhas sustentáveis e amigas do ambiente.