Notícias

Mindelo consolida o número de escolas, aumenta o número de alunos e principalmente aumenta abrangência das escolas” – Abraão Vicente

A ilha de São Vicente conta, este ano, com um total de 237 alunos bolseiros (sendo 129 do sexo feminino e 108 do sexo masculino) e cinco escolas e associações, no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, ano económico 2023.

O ato de assinatura do contrato de apoio financeiro às cinco escolas e associações selecionadas este ano, foi testemunhada e presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, no Centro Cultural do Mindelo.

O Governo de Cabo Verde continua firme no apoio às iniciativas privadas de ensino às artes dentro das comunidades, em todo o país, mantendo, também, o engajamento total.

O financiamento aos mesmos pode parecer, por vezes, pouco para todo o trabalho que estas iniciativas das comunidades têm empreendido, mas tem contribuído, sobremaneira, para que crianças, adolescentes e jovens de famílias com menos recursos possam ter acesso ao ensino à arte.

Os resultados destas aulas já se vêm na sociedade. Muitos deles já participam de eventos e são convidados para várias iniciativas.

BA-Cultura é um programa de cariz artístico-cultural que visa uma política ativa de financiamento de atividades múltiplas, sejam elas aulas artísticas, oficinas aulas ou ligadas às indústrias Criativas, promovidas por escolas particulares, associações ou organizações não governamentais.

O programa Bolsa de Acesso à Cultura ou BA-Cultura, foi criado através do despacho nº 09/ 2017 de 15 de março, publicado na II Série do Boletim Oficial de 6 de abril de 2017 e tem por finalidade garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte”.

Paralelamente procura-se dar sustentabilidade às pequenas iniciativas nas Escolas particulares, Associações e ONG’s de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico.

 

Para este ano foram selecionadas 108 escolas, associações e ONG´s e todo o território nacional, conta com 3992 alunos bolseiros e um orçamento de 27 milhões de escudos cabo-verdianos.