Dando início à sua intervenção, via videoconferência, a partir de Mindelo, onde se encontra em missão de serviço, Jorge Santos felicitou a Organização Internacional das Migrações (OIM), na pessoa da sua representante nacional, Quelita Gonçalves, e toda a sua equipa, bem como os colaboradores do Ministério das Comunidades pelo empenho colocado neste projeto para que esta importante ação pudesse ser uma realidade.
O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, fez, na manhã desta segunda-feira, 17, a abertura da “Semana de Capacitação e Diálogo com os Municípios” no âmbito da Agenda Estratégica Comum de Engajamento com a Diáspora no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Dando início à sua intervenção, via videoconferência, a partir de Mindelo, onde se encontra em missão de serviço, Jorge Santos felicitou a Organização Internacional das Migrações (OIM), na pessoa da sua representante nacional, Quelita Gonçalves, e toda a sua equipa, bem como os colaboradores do Ministério das Comunidades pelo empenho colocado neste projeto para que esta importante ação pudesse ser uma realidade.
O Ministro felicitou também a todos os participantes e representantes de todos os municípios presentes e apelou a que os mesmos tirassem o maior aproveitamento desta ação de capacitação que visa identificar e sistematizar estratégias e mecanismos comuns para o engajamento da Diáspora em áreas prioritárias de desenvolvimento.
Mas também que possa trazer benefícios para os municípios, designadamente no que concerne ao desenvolvimento das respetivas comunidades, de Santo Antão a Brava, contribuindo, deste modo, para atrair a Diáspora e promover a sua integração no processo de desenvolvimento dos territórios municipais.
Disse, ainda, Jorge Santos que, do encontro irão sair resultados que fazem jus ao desígnio deste Governo, tendo em conta a estratégia de dar centralidade à Diáspora cabo-verdiana e delinear políticas que respondam, efetivamente, às demandas reais das nossas comunidades espalhadas pelo mundo, seja ao nível central, regional ou municipal.
Na opinião do Ministro, a semana de capacitação e diálogo, dirigida aos colaboradores do Ministério das Comunidades e dos Municípios nacionais, é o resultado de uma forte parceria com a Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM). Neste particular, destacou, o projeto “Apoiar o Governo de Cabo Verde, a nível Central e Local, para o Engajamento Sustentável e Inclusivo da Diáspora”, no qual se inscreve esta ação em concreto, inaugurando um paradigma inovador na relação entre os Municípios cabo-verdianos, o Governo e a OIM no relacionamento com a sua Diáspora.
O titular da pasta das comunidades cabo-verdiana relembrou, ainda, os eixos principais do Plano Estratégico das Comunidades 2022-2026, que colocam foco na promoção e reforço da participação da Diáspora na vida política do país e na integração do potencial das competências e conhecimento e no processo de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Na sua intervenção, recordou que o Plano Estratégico das Comunidades 2022-2026, visa a integração das comunidades nos domínios político, social, cívico e cultural nos países de acolhimento, bem como na promoção da identidade e cultura cabo-verdianas e, ainda, na atração de investimentos dos cabo-verdianos empreendedores para o país de origem.
Referiu que as remessas económicas e financeiras dos cabo-verdianos que residem e trabalham no exterior são fundamentais para suportar a frágil economia Cabo Verde, pois constitui um importante suporte financeiro para muitas famílias cabo-verdianas.
Segundo Jorge Santos, é preciso ter em conta que a Diáspora cabo-verdiana continuará a ter um peso e uma importância fundamental do ponto de vista populacional, demográfico, económico, social, político e cultural, no passado, no presente e no futuro do arquipélago e constitui um dos seus maiores ativos estratégicos deste arquipélago.
O Ministro recordou que o Plano Estratégico das Comunidades é transversal a todos os setores de governação face ao desenvolvimento do país, cujo documento propõe entregar produtos que estejam alinhados com as principais demandas da Diáspora cabo-verdiana. De entre as suas prioridades, para além do reforço das relações entre o poder central e o poder local, destaca-se a criação de uma plataforma digital de conectividade funcional com a Diáspora – o Portal das Comunidades.
O Ministro das Comunidades terminou a sua alocução, formulando votos para que a Semana de Capacitação e Diálogo com os Municípios para o Engajamento com a Diáspora no Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, seja uma oportunidade ímpar para se identificar as áreas estratégicas para o desenvolvimento de uma relação que se pretende construtiva entre o poder local, o poder central e a Diáspora cabo-verdiana.